CAMPANHA DO LAÇO BRANCO: HOMENS PELO FIM DO FEMINICÍDIO

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!


CAMPANHA DO LAÇO BRANCO - Homens pelo fim do feminicídio!
O movimento EIG é um coletivo que atua para uma consciência bíblico-teológica e política da condição de opressão e exploração sofrida pelas mulheres. Somos mulheres de fé que cooperam para zelar pela liberdade e autonomia das mulheres a fim de que estas possam praticar sua religião com dignidade, sem opressão e desigualdade.
A Campanha do Laço Branco surgiu a partir de um triste episódio no dia 6 de dezembro de 1989, quando um rapaz cometeu um crime em Montreal no Canadá matando 14 mulheres pelo fato de serem mulheres. O crime mobilizou a opinião pública de todo país. Assim, um grupo de homens decidiu se organizar para dizer que existem homens que cometem violência contra mulheres, mas existem também aqueles que repudiam essa atitude. Elegeram o laço branco como símbolo da Campanha. No Brasil foi lançada oficialmente em 2001 e diversas iniciativas já aconteceram nesse sentido. Este ano de 2019 a EIG Londrina e demais EIGs espalhadas pelo país propõe a Campanha do Laço Branco com tema: Feminicídio, que é um crime de ódio baseado no gênero, ou “a matança de mulheres por homens, porque elas são mulheres”.
A proposta da campanha é recolher 10 mil assinaturas de homens, até 06 de dezembro, assumindo o compromisso de jamais cometer um ato violento contra as mulheres e muito menos fechar os olhos frente a essa violência, pois a violência contra a mulher se constitui num grave problema social de caráter endêmico, que atinge cotidianamente um grande número de mulheres, gerando graves sequelas físicas e emocionais às vítimas e consequências para toda a
sociedade. Juntxs pelo fim do feminicídio!