Abaixo-assinado encerrado

Proíbam a utilização de Microplástico em cosméticos

Este abaixo-assinado conseguiu 1.087 apoiadores!


Devido ao seu tamanho os microplásticos não são filtrados pelos processos de tratamento de água residual - esgoto, e são lançados diretamente nos rios e oceanos, poluindo os mares e contaminando a base da cadeia alimentar marinha, voltando para as nossas mesas quando ingerimos pescados e frutos do mar.

Os microplásticos variam de 5 mm a 1 mm - menores do que a ponta de um alfinete. São praticamente invisíveis a olho nu e se tornaram um imenso problema ambiental. Adicionados aos cosméticos, como cremes dentais e esfoliantes, as partículas são feitas principalmente de polietileno (PE), mas também de polipropileno (PP), polietileno tereftalato (PET), polimetilmetacrilato (PMMA).

Países como Estados Unidos e Canadá já anunciaram que vão banir o microplástico industrializado da composição de seus produtos até o final de 2017.

Segundo pesquisas realizadas por especialistas e organização ambientalistas na Europa e Reino Unido:

O uso de esfoliantes com microplástico durante um único banho pode resultar em 100 mil partículas de plástico lançadas nos oceanos;

Entre 80.000 e 219.000 toneladas de microplásticos entram no ambiente marinho todos os anos na Europa; 

Amostras de água do mar de todos os oceanos do mundo pesquisadas pelo Greenpeace constataram a presença de microplástico;

Consumidores de peixes e frutos do mar ingerem até 11. 000 pequenos fragmentos de plástico por ano; e

Para a ONU, existem cerca de 51 trilhões de partículas microplásticas nos oceanos, 500 vezes mais do que estrelas na galáxia, ameaçando seriamente a vida marinha.

De acordo com dados da campanha internacional contra o microplástico em cosméticos, Beat the Microbead, produtos de muitas empresas com operações comerciais no Brasil vendem mercadorias com micropartículas sintéticas em suas composições.

Veja a lista das marcas que usam microplástico em seus produtos:

Click aqui: Produtos com microplástico

Microplástico
Não, Obrigado!



Hoje: Ecosurf está contando com você!

Ecosurf precisa do seu apoio na petição «Governo Federal - Ministério do Meio Ambiente, ANVISA e CONAMA: Proíbam a utilização de Microplástico em cosméticos». Junte-se agora a Ecosurf e mais 1.086 apoiadores.