Academias e Profissionais de Educação Física são essenciais para saúde!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 50.000!
Com 50.000 assinaturas, esta petição se torna uma das mais assinadas na Change.org!
Luis Fernando Damasceno criou este abaixo-assinado para pressionar Joao Doria (governador de São Paulo) e

A atividade física é essencial para saúde e crucial para manter corpo e mente saudáveis, auxilia na melhora do condicionamento físico, na concentração e disciplina, além de conservar a saúde mental, evitando ansiedade, insônia e depressão.

Necessitamos que as academias, clubes e estúdios que promovem a atividade orientada com profissionais de educação física sejam reconhecidas como essenciais para que possamos continuar trabalhando e promovendo saúde para população.

As academias estão seguindo diversos protocolos de segurança definidos pelas associações, conselhos e organização mundial de saúde (OMS), para que todos os clientes possam praticar sua atividade de forma controlada e segura.

Já temos diversos estudos que comprovam que a prática da atividade física melhora e aumenta as respostas do sistema imunológico.

Das evidencias trazidas por pesquisas científicas, pesquisadores americanos estão sugerindo que exercício físico pode impedir o desenvolvimento da SARA (Síndrome da Angústia Respiratória Aguda), caracterizada pela falta de ar, respiração rápida, tosse, fraqueza muscular e uma das piores complicações do novo Coronavirus (Sars-CoV-2).

Segundo o estudo da Universidade de Virginia, a prática de exercícios físicos eleva a produção da enzima superóxido dismutase (EcSOD), produzida pelos músculos e associada à proteção do sistema cardiorrespiratório. "Sua baixa concentração aumenta o risco para doenças como pneumonia ou enfermidades crônicas respiratórias", afirma o pneumologista Humberto Bogossian, do Hospital Israelita Albert Einstein. Além disso, também sobe a chance de ocorrência de isquemia cardíaca (derivada da obstrução do fluxo sanguíneo) e falhas nos rins.

As recomendações da OMS são de 150 a 300 minutos de atividade física por semana para adultos de 18 a 65 anos e para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos, ao menos 60 minutos por dia de atividade física, em média, com intensidade moderada a vigorosa, a atualização das recomendações foca mais em como obter benefícios significativos e mitigar riscos à saúde de forma geral, não pensando apenas na prevenção de enfermidades crônicas.¹

Queremos um projeto de lei para o Estado de São Paulo, que reconheça a prática de atividades e exercícios físicos em estabelecimentos prestadores de serviços destinados a essa finalidade, como essenciais para a população de todo o Estado.

O objetivo desse projeto vai de encontro ao Decreto Federal Nº 10.344, de 11 de Maio de 2020 que altera o Decreto nº 10.282, de 20 de março de 2020, que regulamenta a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020, para definir os serviços públicos e as atividades essenciais.

Apoie essa causa para que academias e profissionais de educação física, continuem trabalhando e cuidando da sua saúde, somos área da saúde, essenciais e fazemos parte da solução nessa pandemia.

_______________________________________________________________

¹ Organização Mundial da Saúde (OMS) | World Health Organization (WHO)
Global recommendations on physical activity for health 2020.

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 50.000!