Renomear a Concha Acústica do TCA como Concha Acústica Professor Jorge Portugal

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!

Vimos por meio desta mensagem propor que a Concha Acústica do Teatro Castro Alves seja renomeada como Concha Acústica Professor Jorge Portugal, em homenagem ao grande mestre que nos deixou hoje, 03 de agosto, a dois dias de fazer 64 anos. Essa é uma homenagem merecida, já que foi na gestão de Jorge Portugal que a obra de reforma foi inaugurada, em maio de 2016, bem como foi palco de vários dos seus "aulões", em que ajudou milhares de estudantes a se prepararem para provas, como a do ENEM e do vestibular. Assim, o elo do professor com o espaço ficará eternizado, bem como todos poderão se lembrar da sua figura radiosa quando passarem por lá.

Jorge Portugal ganhou reconhecimento como professor de português e a redação desde a juventude, mas também como compositor, quando ganhou o terceiro lugar do Festival MPB 1980, junto com seu parceiro Raimundo Sodré, por conta da música A Massa. Ele emplacou outros sucessos, como A Alegria da Cidade, ao lado de Lazzo Matumbi e Só Se Vê na Bahia, com seu conterrâneo Roberto Mendes. Sua enorme capacidade de comunicação também chegou na televisão onde apresentou programas como o Aprovado e o Tô Sabendo. Sua atuação chegou na esfera pública, ao servir como Secretário de Cultura do Estado da Bahia entre 2015 e 2017, assim como era pré-candidato a vereador pelo PSB.

A proposta de homenagem é adequada e totalmente coerente com a atuação de Jorge Portugal nas áreas da educação e da cultura. A homenagem célere vai ser positiva principalmente como uma esperança de que a Concha volte ser o espaço vibrante em que Portugal esteve muitas vezes, seja como espectador ou protagonista, em que essas atividades se unam no mais alto nível. O nome de Jorge Portugal vai transmitir sua energia, sua cultura e sua vibração para que a Concha seja cada vez mais aquele lugar democrático, acolhedor e que gera muito orgulho para os baianos.