VACINA PARA A COVID/19: FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS (FUNED/MG) PODE E DEVE PRODUZIR

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 15.000!


Ao Governo de Minas Gerais

À Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais

 

VACINA PARA A COVID/19: FUNDAÇÃO EZEQUIEL DIAS (FUNED/MG) PODE E DEVE PRODUZIR

Depois da perplexidade com o Sars Cov 2 e suas consequências devastadoras para a humanidade, em termos óbitos, sequelas, colapso parciais nos sistemas de saúde, rupturas nas relações sociais e comunitárias e, finalmente, quase colapso da economia surge o impasse da produção e distribuição de vacinas. E estas são o recurso científico mais importante que podem anunciar o início da superação da pandemia. Contudo, a produção em escala planetária esbarra em direitos de patente, de propriedade intelectual e da concentração de plantas industriais.

Além disso, no caso do Brasil, essa situação se agrava: o governo federal, a quem caberia coordenar os esforços da União, estados e municípios, trata de forma caótica o enfrentamento da pandemia. Num exemplo: o Plano de Vacinação foi algo extraído a fórceps e por exigência do STF. Nem sequer se planejou na aquisição de lotes de vacinas para dar conta das demandas nacionais. Isso sem falar na “crise” das seringas e agulhas. Destaque-se: a Fiocruz – como instituição de Estado – fez e está fazendo sua parte, por vezes enfrentando obstáculos postos pelo próprio presidente da República.

Minas Gerais, por decisão de seu Executivo, segue a trilha caótica que se vê no nível federal de governo, na expectativa de algum milagre que supra a demanda de cobertura vacinal de, pelo menos, 70% de nossa população em 2021. Coisa impossível de ser alcançada nesse quadro mundial de desequilíbrio entre oferta e demanda. Aqui, quando muito tivemos eventos publicitários de entregas de seringas. Porém, continente sem conteúdo não presta.

É por isso que se torna inadmissível a omissão das autoridades governamentais mineiras na preparação da Fundação Ezequiel Dias (Funed/MG), que tem larga tradição na produção de vacinas e soros, inclusive para atender demandas nacionais. Seu parque fabril pode cumprir metas muito próximas às colocadas pelo Instituto Butantan (SP), na produção da vacina para a Covid 19, formando com este e com a Fiocruz, uma rede que não só daria conta das demandas nacionais, mas poderia cobrir parte das carências internacionais.

Dotada de profissionais qualificados, de equipamentos e instalações adequadas, a Funed/MG tem sido superavitária em suas atividades. Só em 2020, a Instituição colocou no “caixa único” do estado cerca de R$ 750 milhões, sendo que seu “custo” não ultrapassou R$ 450 milhões. Ou seja, se a Funed/MG, como o fizeram o Butantan e a Fiocruz, já estivesse em tratativas com grandes fornecedores internacionais, hoje não estaríamos vivendo a angústia e a frustração que se aproxima, em face do quadro de dificuldades no atendimento das demandas mundiais.

Eis porque, entidades, movimentos e lideranças difundem esse manifesto, dirigido aos poderes constituídos no estado, para a superação desse imobilismo que caracteriza nossa postura perante o fornecimento da vacina para Minas Gerais. Urge que se potencialize a capacidade instalada da Funed/MG, praticamente ociosa, na fabricação daquilo que pode ser decisivo na contenção da pandemia: as vacinas específicas.

FUNED/VACINA/COVID19 JÁ

#COVID19 #CORONAVIRUS #FUNED #SAÚDE #MG #BRASIL https://www.almg.gov.br/home/index.html 

https://www.mg.gov.br/

https://www.tjmg.jus.br/portal-tjmg/

http://www.funed.mg.gov.br/