Pelo Tombamento do Sítio Histórico de Santa Teresa/ES

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!

Em 2018, o governo federal reconheceu o município de Santa Teresa, na região Serrana do Espírito Santo, como a primeira cidade fundada por imigrantes italianos no país. A partir da Lei nº 13.617 foi instituído no calendário oficial o dia 26 de junho como a "Data do Reconhecimento do Município de Santa Teresa como Pioneiro da Imigração Italiana no Brasil".

O Tombamento do Sítio Histórico de Santa Teresa visa preservar o casario que remete à ocupação da primeira metade do século XX e garante a ambiência que abriga os demais aspectos da cultura italiana no local, como o vinho, a música e a culinária.

No início de 2019, a demolição de um imóvel antigo no coração da área histórica evidenciou a importância do tombamento para evitar a demolição do casario e a substituição do conjunto histórico por edifícios multifamiliares que, além de transformarem a paisagem, provocariam o adensamento e o aumento no tráfego de veículos, destruindo a ambiência histórica hoje existente.

Infelizmente, há pessoas interessadas na verticalização da área que são contra a criação do sítio histórico e precisamos do apoio dos teresenses e de todos os capixabas para solicitar que o Governador Renato Casagrande faça a homologação do tombamento e para que os deputados estaduais apóiem este ato.

PELO TOMBAMENTO DO SÍTIO HISTÓRICO DE SANTA TERESA E PELA PRESERVAÇÃO DA MEMÓRIA CAPIXABA!!!                                   #SitioHistoricodeSantaTeresa