RETORNO AS AULAS DO ENSINO MÉDIO NO CEARÁ. Lugar de aluno é na escola !

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!


Cientes das medidas cabíveis oportunamente adotadas pelas autoridades sanitárias do Estado do Ceará em 2020 para contenção da pandemia da Covid 19, e do programa de retorno gradual às atividades escolares presenciais dentro dos protocolos estabelecidos, iniciado ainda no ano de 2020, nós, pais e responsáveis pelos estudantes do 1° e 2° anos do Ensino Médio abaixo assinados, vimos solicitar a inclusão destes alunos no modelo de ensino presencial híbrido atualmente adotado pela Educação Infantil, Ensino Fundamental e 3° ano do Ensino Médio.

A solicitação é baseada em dados científicos publicados de experiências mundiais com a reabertura gradual das escolas, dentro de protocolos apropriados, sem impacto no aumento de casos em alunos, profissionais ou familiares.
Ao mesmo tempo, há numerosos trabalhos científicos demonstrando os impactos adversos do afastamento prolongado dos jovens da escola, tangendo não apenas o aprendizado, mas também, e principalmente, aspectos de saúde mental, além de aumento da vulnerabilidade social e evasão escolar.

Jovens na escola, com atividades presenciais sob protocolos e monitoradas, estão mais seguros que em shoppings, restaurantes e outros ambientes de lazer. Além disso, na escola terão sua circulação limitada, o que deverá contribuir para o controle do atual pico da pandemia, no qual a contribuição dos jovens é inequívoca.

Por fim, considerando que a experiência local com a reabertura dos níveis iniciais não levou ao aumento de casos, demonstrando que a adoção dos protocolos sanitários é possível, nós, pais dos alunos do 1° e 2° anos do Ensino Médio ABAIXO ASSINADOS, reiteramos nossa solicitação de inclusão do 1° e 2° anos do Ensino Médio no regime presencial híbrido, e caso não haja condições epidemiológicas apropriadas para tanto, que tenhamos conhecimento das razões que motivam o não retorno destas atividades.