Transporte Público de Florianópolis - Já temos a alternativa: Ônibus Anfíbio

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Exmo. Sr. Gean  Loureiro,

Meu nome é Ingrid Xavier, brasileira, casada, moradora do bairro  Ingleses. Por meio deste documento venho dar conhecimento à alta administração da cidade de Florianópolis e das demais cidades que compõem a Grande Florianópolis que:

- devido ao excelente nível de desenvolvimento alcançado nos últimos anos por esta cidade e demais cidades vizinhas, os meios de transporte urbanos não acompanharam a contento este crescimento;

- o crescimento da frota de veículos acompanhou o aumento da população reduzindo os espaços nas vias, principalmente em horário de maior movimento, ou seja, na ida e na volta dos trabalhadores para o trabalho e residência;

- os moradores da Ilha não tem mais opções de transporte além dos já existentes: ônibus comuns e executivos que não conseguem mais atender a demanda com eficiência e conforto para os passageiros;

- a realidade diária dos habitantes desta cidade que utilizam o transporte coletivo para ir e voltar ao trabalho se resume em: muito tempo de viagem, apróx. 1h40min (Sul e Norte da Ilha e cidades próximas), apertados e em pé, com idosos, gestantes, crianças e deficientes disputando lugar e sem ar-condicionado (ônibus comuns) com temperaturas de 30° graus;

- o problema se complica quando há algum acidente na via. O tempo de espera pode chegar facilmente a 2h30min.

Face ao acima exposto, venho sugerir a solução que todos esperam dos governantes que zelam pela cidade e seus habitantes. Sei que já existem estudos para implementação de uma solução de transporte por via aquática e isso existe há longo tempo, mas nunca foi implementado por governo algum que administrou a cidade.

A solução seria o ÔNIBUS ANFÍBIO associado a outras embarcações que fariam viagens regulares ligando o centro às várias praias ao redor da Ilha e ao continente.

Essa solução já é praticada em outras cidades do mundo, tais como Lisboa, em Portugal, e até no Rio de Janeiro onde iniciou em 2014 transportando turistas em passeios pela Baía da Guanabara.

Isso pode ser conferido nos sites:

Assim sendo, encaminho essa exposição de motivos com os demais cidadãos abaixo assinados que concordam em contribuir com ideias para melhorar o transporte urbano de nossa querida cidade.

Obrigada,