Abaixo-assinado encerrado
Pressionando Senado Federal e Supremo Tribunal Federal

apoiadores

A permanência do Senador Renan Calheiros na presidência do Senado Federal é péssima para o atual momento da democracia brasileira. A recusa do Senado de encarar esse grave problema, criado pela maioria esmagadora dos senadores que elegeram Calheiros presidente, é um menosprezo à vontade do povo brasileiro. Milhares, nesses últimos dias, pediram nas manifestações de rua a sua renúncia.

No início do ano, uma petição coletou cerca de 350 mil assinaturas pedindo que ele não fosse eleito pelos senadores. O Senado fez-se de surdo, tratando o povo como se pertencesse a uma sociedade de gente dócil e banana, que não ia protestar. Os últimos acontecimentos provaram que os senadores que participaram desse vexame erraram nas suas estimativas. Duvidamos que hoje -devido ao medo da justa indignação da população-, o elegeriam, mesmo com voto secreto e tudo. Após o ato de insanidade do Senado, ainda houve um pedido de impeachment de Calheiros, que contou com mais de um milhão e meio de assinaturas.

A bola está com o Senado Federal. O Brasil precisa que aquele que ocupa um dos postos mais elevados do país tenha autonomia, independência e o respeito da população. Não foi a sociedade quem criou o problema. Ficamos apenas sabendo, através dos meios de comunicação, que o procurador-geral da República encaminhou ao STF, na véspera da eleição, uma denúncia acusando Calheiros de crime de peculato e uso de notas frias. Isso após ele haver renunciado em 2007 à presidência do Senado para não ser cassado. Só no antigo Brasil isso era possível!

Nós temos o direito de exigir que ele deixe o cargo até o Supremo Tribunal Federal dar o seu parecer sobre tão pesadas acusações. Não se trata de ódio mortal por um homem, mas zelo pelo bem-estar de uma das instituições mais importantes da República.

A mensagem do povo nas ruas é clara. Todos querem a reforma da nossa democracia. Nesse cenário de mudanças e sonhos pode-se dizer: Brasil Novo, Congresso Limpo.

Este abaixo-assinado foi entregue para:
  • Senado Federal e Supremo Tribunal Federal

Rio de Paz fez este abaixo-assinado do zero e agora já tem 5.718 apoiadores. Faça você também um abaixo-assinado e mude o que você quiser.

Hoje: Rio de Paz está contando com você!

Rio de Paz precisa do seu apoio na petição «Fora Renan 3. Exigimos que o Senador Renan Calheiros saia da presidência do Senado». Junte-se agora a Rio de Paz e mais 5.717 apoiadores.