Abaixo-assinado encerrado

Este abaixo-assinado conseguiu 384 apoiadores!

Os cidadãos abaixo assinados, apoiados por entidades representantes dos ciclistas, solicitam que o governo de Minas Gerais implante uma ciclovia em cada sentido da rodovia MG-10, no trecho entre a Estação Vilarinho-Cidade Administrativa-Bairro Morro Alto.

Os motivos e argumentos para nossas reivindicações são que:

1) A falta de planejamento e de infraestrutura adequadas reprimem o uso da bicicleta como meio de transporte. A fim de sanar tal deficiência, a Lei estadual 16.939/2007, instituiu a política de incentivo ao uso da bicicleta no Estado de Minas Gerais. Em seu artigo 2º., inciso III, destaca ser objetivo do estado: “estimular a implementação de projetos e obras de infra-estrutura cicloviária”. Por sua vez, o artigo 3º., inciso V, acrescenta que para atingir tal objetivo o poder executivo adotará “fomento à implementação de infra-estrutura para o uso da bicicleta”. Portanto, é hora de começar a aplicar a Lei de forma mais efetiva;

2) Tal lei está em consonância com tendências mundiais em melhorar a mobilidade urbana através do uso e incentivo a modais socialmente mais justos e coletivamente mais racionais e eficientes, como a própria bicicleta, o caminhar e o transporte coletivo, contribuindo ainda para a saúde pública, a preservação ambiental, a autonomia de deslocamento e o orçamento familiar;

3) Em dezembro de 2015, a Intendência da Cidade Administrativa (CAMG) realizou um encontro sobre mobilidade a fim de ouvir os servidores e discutir as demandas apresentadas. Na ocasião, diversas propostas apresentadas tinham o intuito de melhorar/incentivar o uso de bicicletas na CAMG e arredores, demonstrando potencial para que mais servidores adotem a opção das bicicletas como forma de deslocamento;

4) A atual estrutura de ciclofaixa no sentido CAMG - Estação Vilarinho apresenta deficiências sérias, pois está apenas de um lado da pista, sem qualquer manutenção e com segregação inadequada para o local, pois a via em que está inserida (marginal da MG-010) apresenta grande fluxo de veículos, alguns em velocidade alta para compartilhamento de via com bicicletas. Nesse sentido, é mais seguro que se sejam feitas ciclovias ao invés de ciclofaixas, pois possuem algum tipo de separação física em relação à rodovia;

5) Com a reforma da av. Pedro I, a calçada foi alargada, permitindo que diversos servidores e visitantes, em especial de bairros da região norte, possam ir pedalando com segurança até a Estação Vilarinho. Portanto, pleiteamos uma obra essencial para que os ciclistas circulem com segurança do início da Pedro I da Estação Vilarinho até à Cidade Administrativa;

6) A Cidade Administrativa tem se tornado local de lazer para moradores da região. É possível ver vários caminhantes, patinadores, skatistas e ciclistas circulando pelo local, especialmente no início e final do dia. Portanto, com uma ciclovia adequada, a segurança seria maior e mais pessoas se sentiriam à vontade para ir ao local, incentivando o uso e apropriação do espaço público;

7) Ainda no aspecto lazer, a construção de ciclovias em torno da lagoa da Pampulha resultou em aumento considerável de usuários, em especial aos finais de semana. Com a eventual construção da ciclovia que reivindicamos, seria possível deslocar-se com segurança da Pampulha até a Cidade Administrativa, potencializando o uso do local como centro de lazer aos finais de semana.Por último, nos colocamos à disposição para dialogar sobre essa solução e contribuir com a formulação do projeto de ciclovia proposta.

Apoiadores: UCB, Rut's, Bike Anjo BH, Clube Inconfidentes Pedalantes.

Hoje: BH está contando com você!

BH em Ciclo precisa do seu apoio na petição «Fernando : Construção de ciclovia nos dois lados da rodovia MG-10 na região da Cidade Administrativa.». Junte-se agora a BH e mais 383 apoiadores.