Abaixo-assinado encerrado

BABITONGA PEDE SOCORRO!!! TODOS JUNTOS PARA SALVAR NOSSO BEM MAIS PRECIOSO.

Este abaixo-assinado conseguiu 467 apoiadores!

A Baía da Babitonga é um importante berçário de vida marinha. Suas águas calmas e protegidas são usadas como área de reprodução por dezenas de espécies de peixes, crustáceos e moluscos, inclusive muitas ameaçadas de extinção. Cuja preservação é vital.

Dentre as espécies ameaçadas está a toninha (Pontoporia bleinvillei), uma espécie de golfinho que vive no interior da baía e consta na lista oficial de animais ameaçados de extinção no Brasil, e o mais ameaçado de todo o Atlântico Sul.

As toninhas da Babitonga formam a única população residente em baía conhecida dessa espécie, que normalmente habita áreas costeiras abertas. Há indícios, inclusive, de que elas possam ser uma espécie distinta e endêmica da baía.
São cerca de 50 a 80 animais apenas, que circulam por uma região inferior a 20% da área total da baía, de 134 km². Estudos de rastreamento via satélite mostram que elas ficam concentradas no entorno de algumas ilhas, localizadas no meio do canal principal da baía, onde há uma abundância maior de peixes.

Uma das principais áreas de mangue e de diversidade de aves do Estado, junto com uma das melhores ondas do Norte Catarinense, está ameaçada pelo projeto,
para os surfistas as obras do porto irão destruir a famosa onda do Sumidouro, na ponta do sumidouro, um dos melhores picos para pegar tubos.

O Porto Brasil Sul (PBS), a ser instalado na região da Ponta do Sumidouro, Praia do Forte, na saída da Baia Babitonga irá suprimir e devastar mais de 4km de Restinga e mangue apenas nas obras do porto .A cidade já conta com um Porto Público (APSFS), Um Porto Privado (TESC) e do outro lado da baia da Babitonga ainda tem o Porto de Itapoá, sem mencionar outros investimentos da área portuaria como o TGB, MARAZUL e CMO.

Ajude‐nos a proteger a baia da Babitonga. Assine esta Petição.

Hoje: ASNLL está contando com você!

ASNLL precisa do seu apoio na petição «FATMA / IBAMA / MINISTÉRIO PÚBLICO: BABITONGA PEDE SOCORRO!!! TODOS JUNTOS PARA SALVAR NOSSO BEM MAIS PRECIOSO.». Junte-se agora a ASNLL e mais 466 apoiadores.