Familias da Escola Casa Viva: Apoio à greve dos professores das escolas particulares de BH

276

Vamos chegar a 500 assinaturas!
Os abaixo-assinados com mais de 1.000 apoiadores têm cinco vezes mais chances de ganhar!

O problema

No cenário socioeconômico atual, marcado pela fragilização das relações e a precarização das condições de trabalho, uma categoria profissional não deflagra uma greve a não ser que este ato seja extremamente necessário.  A greve dos professores das escolas particulares de Belo Horizonte traz a público um problema grave que diz respeito a todos que acreditam na importância da educação de qualidade: docentes desvalorizados, mercantilização da educação e progressiva perda de direitos. Entendemos que essa não é a realidade da nossa comunidade escolar da Casa Viva, uma vez  que estamos diante de uma escola progressista que reconhece o valor do professor e da educação. Contudo, é a realidade de grande parte das escolas e as perdas de direitos são uma ameaça a todos.

A Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, documento que garantia direitos básicos aos professores, teve o fim de sua vigência em 31 de março de 2026 e desde então não foi renovada. Tal situação resulta em perda de direitos e insegurança laboral a todos os docentes que dela dependem para ter condições dignas de trabalho. O que os profissionais reivindicam é a renovação do acordo e a manutenção de uma CCT única que atenda tanto aos profissionais da educação básica quanto do ensino superior, impedindo assim a divisão da categoria e um enfraquecimento ainda maior do seu poder de negociação frente ao sindicato patronal. 

A renovação da CCT, além de garantir condições justas de trabalho, influencia diretamente a qualidade da educação que nossos filhos recebem diariamente. Acreditamos na educação de qualidade como pilar insubstituível para a formação de cidadãos livres e para a construção de uma sociedade mais justa.   

Assim sendo, nós, mães, pais e responsáveis dos alunos da Casa Viva Educação e Cultura apoiamos integralmente a greve dos professores das escolas particulares de Belo Horizonte e conclamamos a população para que se junte aos professores nessa luta. Assine esta petição, solidarize-se aos professores e mostre que você apoia a renovação imediata da Convenção Coletiva de Trabalho dos professores!

 

Mensagens de apoiadores

Atualizações do abaixo-assinado