Lucas EmanuelPerdoes, Brazil
15 Dec 2023

Caso seja cumprido as melhorias não só para o curso de direito, mas para todos, daremos baixa na petição e ambas as partes sairão satisfeitas!

Seria ótimo se todos os representantes dos cursos levassem aos responsáveis um ofício também para que todos os cursos sejam vistos.

Segue a mensagem enviada a nós:

"Resumo – Reunião com o Dones, Reitor da Fundação, em 15 de dezembro de 2023.

Como é o conhecimento de vocês, estivemos, eu e o João Victor, reunidos com o Dones, desde as 15 horas. Tratamos diversos assuntos e agora vou passar um resumo do que é mais importante para repassarem para os colegas.

Em primeiríssimo lugar, a questão que nos trouxe aqui: reajuste anual. Sobre isso eu já havia falado com o Roberto, Diretor Financeiro, ontem, onde coloquei todas as nossas dificuldades e fiz algumas sugestões. O que conquistamos com a movimentação dos alunos foi o seguinte: *o reajuste caiu de 11% para 9%* - segundo o Dones, este é o limite que eles conseguem chegar. Colocou pra nós todas as dificuldades que o Roberto já havia explicitado. É pouco, mas foi um avanço. Além disto, *também alteraram a data para que os alunos efetuem o pagamento com o desconto para o 5º dia útil de janeiro, como qualquer mensalidade.*

O Dones ainda disse que estão estudando mais uma sugestão que fiz ao Roberto, para facilitar para quem pagar ainda em 2023. Mas, para não gerar expectativa por não ser certeza, ainda não posso compartilhar, entretanto, aconselho vocês a ainda não efetuarem o pagamento – até porque o SEI ainda precisa ser atualizado, e a sugestão que fiz também relaciona-se com o sistema, que pode ser um empecilho.

Tudo isto já é oficial e eles apenas estão alterando os trâmites sistêmicos antes de soltar o comunicado que, acredito eu, sairá na segunda-feira.

Também conversamos sobre a coordenação do curso de Direito. Expomos os principais entraves e o Dones afirmou que está aberto a efetuar uma troca ou agregar algum professor experiente para solucionar os problemas.

Falamos de quase todos os tópicos que vocês indicaram, porém, como sugestão do João, vamos enviar um ofício com todas as demandas relacionadas ao curso de Direito, obrigando a instituição a oferecer um retorno oficial com propostas de melhorias para compartilharmos com todos os alunos. Eu e o João estamos concatenando as demandas e elaborando o ofício para enviar ainda hoje ao Dones, que nos prometeu resposta até segunda. Repassaremos isto para vocês e, por isto, não entrarei em detalhes agora nesta mensagem.

Por fim, Dones pediu a nossa ajuda para tentar conter a evasão, valorizando a instituição e ajudando a criar um sentimento de pertencimento entre os alunos e Unincor. Eu e o João nos colocamos à disposição, mas deixamos claro que isso depende mais de como a Unincor vai se portar com os alunos a partir de agora do que da gente. Frisamos, outrossim, que um fator que pode ajudar sobremaneira nas questões institucionais e administrativas tem a ver com uma comunicação mais ativa, mais clara, mais aberta e mais sensível com os alunos por parte da Unincor. Relacionado a isto, mesmo que eu esteja à disposição para a ajudar a Unincor, ainda me reunirei com o pessoal do Unis, porque acho que quem não está satisfeito com a Unincor tem todo o direito de sair e com as melhores condições possíveis. Sobre a reunião com o Unis, inicialmente marcada para segunda-feira, passarei mais detalhes a vocês assim que eu tiver o horário fechado.

Minha percepção (João, fique à vontade para compartilhar a sua): entendi que o Reitor está sim aberto a implementar as melhorias que propõe para o curso, então vou apostar na Unincor. É claro que isso vai depender da resposta ao ofício que encaminharemos com as demandas e, principalmente, do modo e tempo como vão aplicar essas medidas para melhorar a qualidade do curso. Conseguimos uma diminuição no valor (pequena, mas já é uma vitória) e a modificação na data, sendo tudo isto fruto da pressão que fizemos nos últimos dias. Percebo como uma vitória porque a instituição poderia simplesmente não ter feito nada, tendo em vista que, independentemente da quantidade de alunos que evadirem agora, a Unincor vai continuar, pois já passaram por crises piores (algumas, inclusive, vivenciei quando trabalhei no Centro Universitário). Também estou disposto a abraçar essa ideia de pertencimento, de valorização da única faculdade que temos em nossa cidade. Mas, por óbvio, enquanto eu estiver representando vocês, vou entender suas insatisfações e fazer de tudo pra ajudá-los.

Enfim, ainda hoje encaminharemos o ofício com todas as demandas listadas, oficializando as reclamações e aguardando a resposta da instituição. Acrescento que essa troca de *demandas X propostas de resolução* será um norte para acompanharmos a evolução do curso e, principalmente, cobrarmos o que eles prometem, bem como avaliar a disposição da instituição com o curso de Direito.

Atenciosamente,
Cainan Andrade – Representante do Corpo Discente dos alunos de Direito
E é nois"

Copy link
WhatsApp
Facebook
Nextdoor
Email
X