Vitória confirmada

Adote medidas contra assédio em seu aplicativo! #TáxiMaisSeguro

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 27.159 apoiadores!

Utilizo com frequência aplicativos para chamar táxis, mas me preocupo com o risco que eu e outras mulheres corremos. Conheço muitas que viveram situações de assédio em uma corrida de táxi. Eu mesma já passei por momentos tensos. Além disso, outras têm sido assediadas após a corrida por mensagens de texto e Whatsapp, uma vez que os aplicativos dão os dados da passageira aos taxistas.

Estes casos não são a maioria - boa parte dos taxistas são profissionais. No entanto, como usuária da Easy Taxi e pensando no risco que as mulheres vivem, criei este abaixo-assinado para pedir à empresa que adote medidas em seu aplicativo para minimizar esta ameaça.

Peço à Easy Taxi que dê ao cliente a opção de escolher se quer que seus dados (telefone e nome completo) sejam entregues ou não ao taxista na hora da corrida. Eu e outras mulheres ficaríamos mais seguras em não dar o número de telefone em certas situações e fornecer só o primeiro nome e o endereço - evitaria o risco de receber mensagens e ligações invasivas.

Medidas parecidas já existem no Brasil e fora. No Brasil, a WayTaxi criou ferramentas de bloqueio de taxistas que fazem assédio. Na Índia, o aplicativo Uber criou uma opção "SOS”, que permite chamar a polícia na hora da corrida. Por favor assine esta petição e divulgue a seus amigos para exigirmos um #TáxiMaisSeguro para as mulheres!

Atualização: recebi uma resposta positiva da Easy Taxi, mas que ainda não resolve o problema. Eles querem adotar um sistema de telefonia que permite que o taxista receba e faça ligações sem ter o telefone da passageira. Eu e as pessoas que assinam o abaixo-assinado queremos saber: Easy Taxi, qual a previsão para a adoção desse sistema? Enquanto isso não acontece, continuam a ocorrer casos de assédio a mulheres que utilizam o aplicativo, e por isso queremos que a empresa nos dê uma alternativa.

Hoje: Ana Clara está contando com você!

Ana Clara Leite precisa do seu apoio na petição «Easy Taxi: Adote medidas contra assédio em seu aplicativo! @easytaxi @tallisgomes #TáxiMaisSeguro». Junte-se agora a Ana Clara e mais 27.158 apoiadores.