Abaixo-assinado encerrado

Precisamos de adrenalina autoinjetável no Brasil!

Este abaixo-assinado conseguiu 12.060 apoiadores!

A anafilaxia é uma doença aguda, grave, potencialmente fatal onde há risco de morte caso a pessoa não seja imediatamente tratada com adrenalina.

A adequada utilização da epinefrina (ou adrenalina) sob forma autoaplicável é, de maneira bastante comprovada na literatura médica, um dos divisores entre sobreviver ou não a uma crise de anafilaxia. As causas da doença são mecanismos de hipersensibilidade a vários desencadeantes, como ferroadas de inseto, alimentos, medicamentos, exposição a látex, etc., atingindo pessoas de todas as faixas etárias, de ambos os sexos. O quadro clínico pode ser dramático, com “urticária gigante” geralmente acompanhada de angioedema (inchaço), comprometimento respiratório (como falta de ar, chegando a insuficiência respiratória), sintomas gastrointestinais (cólicas, vômitos e diarreia agudos) e comprometimento cardiocirculatório, com hipotensão e choque, sendo que em questão de minutos o paciente pode evoluir para morte.

O tratamento da crise anafilática deve ser imediato. Como citado acima, a adrenalina (epinefrina) é essencial para reverter o quadro clínico e deve ser aplicada pelo próprio paciente, familiar ou por alguém disponível no local, já aos primeiros sinais da reação anafilática. A demora em sua aplicação pode significar um prognóstico mais sombrio, com maior chance de não reversão dos sintomas.

A adrenalina autoinjetável é disponibilizada na maioria dos países nesta apresentação. Sua aplicação é bastante simples e mesmo pessoas não habilitadas conseguem utilizar a medicação de forma segura. A prescrição de adrenalina na forma de ampolas, delegando ao paciente ou familiar a preparação da dose correta e aplicação com técnica da injeção intramuscular é altamente indesejável, especialmente numa situação de estresse e emergência.

Daí a grande importância da epinefrina (adrenalina) autoinjetável que apesar de extremamente importante, ainda não é disponibilizada no Brasil.

Os brasileiros com anafilaxia não dispõem hoje de tratamento adequado!

São obrigados a importar a medicação a preços elevados e enfrentam dificuldades burocráticas para aquisição da mesma.

Se por problemas alheios a nossa vontade as empresas fabricantes desse medicamento não solicitaram ainda sua licença para comercialização no Brasil, pedimos que o SUS incorpore a adrenalina autoinjetável como medicação de alto custo importando-a e deixando-a à disposição dos usuários que necessitam mediante receitas especiais.

Na certeza da atenção e consideração de Vossas Excelências para a resolução desse grave problema que aflige milhares de brasileiros, colocamo-nos à disposição para informações adicionais

Obs.: Foto retirada do site:https://www.pinterest.com/pin/438467713691691378/ (acessado em 29/10/15)

Hoje: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALERGIA E IMUNOLOGIA está contando com você!

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALERGIA E IMUNOLOGIA precisa do seu apoio na petição «Diretor Presidente da ANVISA sr.Dirceu Brás Aparecido Barbano, Ministro da Saúde sr. Marcelo Castro: Precisamos de adrenalina autoinjetável no Brasil!». Junte-se agora a ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ALERGIA E IMUNOLOGIA e mais 12.059 apoiadores.