Petition Closed
Petitioning Presidenta Dilma Rousseff

DESISTIR DO PRÉ-SAL É UM DIGNO ATO DE RESPEITO ÀS GERAÇÕES FUTURAS

Em plena eleição presidencial no segundo turno (2014), futura presidente Dilma ou Aécio, e outros futuros(as) que virão, NUNCA É TARDE PARA ESTAR DO LADO DA COERÊNCIA !!

Em outubro/2013 :

No momento em que principio a redigir este Abaixo-Assinado, na verdade um instrumento para o inicio de uma ampliação em minha e em nossa consciência ambiental e social, estou sentindo vergonha por somente agora entender por completo que a exploração do Pré-Sal é um grande ato de insustentabilidade e de desrespeito aos futuros brasileiros e habitantes do planeta. Esta tardia tomada de consciência foi disparada pelo professor Igor Fuser, da Universidade Federal do ABC, em seu artigo sobre as recentes notícias sobre o impasse entre ambientalistas e o presidente do Equador, Rafael Correa, pela sua proposta de aprovar a exploração petrolífera no Parque Natural de Yasuní : http://ambientesocial-blog.blogspot.com.br/2013/10/ambientalismo-radical-ou-consciencia.html

Fuser teve o mérito de alertar os ambientalistas, os ecologistas e todos os amantes da natureza, - e quem não é hoje em dia ? - que é necessário COERÊNCIA : Se falamos e buscamos desenvolvimento sustentável há mais de 20 anos, precisamos ser coerentes com este princípio, inclusive nas oportunidades de enriquecimento econômico dos brasileiros. Creio que o "tesouro" do Pré-Sal obstruiu nossa capacidade de discernimento do que é certo e do que é errado, bem como do próprio entendimento do conceito de sustentabilidade. Será que em tudo podemos ser "sustentáveis", menos nos projetos que nos enriquecerão mais ?....

Dê o seu voto e registre a sua opinião através deste Abaixo-Assinado, que propõe aos brasileiros(as) e à presidente Dilma, o aborto das explorações do Pré-Sal !!

Você pode continuar lendo o mesmo texto deste Abaixo-Assinado, com uma foto, legendas, links atualizados sobre o mesmo assunto e a possibilidade de publicar o seu comentário a favor ou contra no Ambiente Social - blog : http://ambientesocial-blog.blogspot.com.br/search/label/Abortar%20o%20Pr%C3%A9-Sal

A fim de não perdermos os bilhões de reais até o momento investidos, sugiro que a extração do petróleo seja feita unicamente pela Petrobrás, gradativamente, até o ponto em que os lucros recuperem o capital investido e que deixemos, precavidamente, que as gerações futuras decidam se continuam explorando, ou não. No momento, se aumentarmos as bilhões de toneladas de CO2 jogadas na atmosfera de todo o planeta, provindas da queima de "nosso tesouro de energia fóssil", o risco de estarmos contribuindo para a morte de também bilhões de vidas e o insucesso econômico de nossos filhos e netos, é altíssimo. Senhora presidente Dilma e compatriotas : Vamos desejar encher nossos bolsos, - ou melhor, os bolsos das grandes empresas nacionais e dos poderosos grupos econômicos internacionais, - ou vamos preferir dormir em paz, com dignidade e alegria, sabendo que tomamos a decisão correta e coerente de preservar verdadeiramente um meio ambiente saudável para nossos descendentes, além de propiciar melhores condições econômicas futuras?....

Assine esta petição e salve bilhões de vidas futuras, tanto humanas, como de outros seres!!

Parece sensacionalismo, extremismo, fundamentalismo, como nomeia o professor Igor ?....Não é !! É coerência, como o próprio professor sugere. É os brasileiros não se comportarem como novos sitiantes e fazendeiros em ascensão, que se defendem quando desmatam irregularmente, dizendo : "Os que hoje estão ricos puderam desmatar no passado e não é justo que agora não podemos nós, necessitados que somos de crescer economicamente". Consciente ou inconscientemente, os brasileiros pensam desta forma : "Se outros países já se enriqueceram com o petróleo, porque não podemos nós, agora" ? Na verdade, este problema remete aos compromissos sempre protelados entre as nações do mundo para diminuírem as emissões de CO2. Mas como diminuir a emissão de gás carbônico, se o aumento da oferta de combustíveis fósseis irá pressionar o seu consumo ? Impossível. Portanto, as nações devem não meramente se comprometerem a reduzir suas emissões, mas promoverem meios eficazes para isso. Então, aqueles que ainda estão contra os argumentos deste abaixo assinado, dirão : "O que é justo não é as nações menos ricas, como o Brasil, deixarem de se enriquecer (?) mantendo intactas as suas reservas petrolíferas, mas é justo que os países que já se desenvolveram economicamente com o petróleo diminuírem as suas extrações até ao ponto das capacidades de extração do Pré-Sal. Desta forma, poderemos extrai o petróleo equivalente". E estarão corretos !! Esta estratégia só será validada se as metas de diminuição nas emissões de CO2 e outros gases estufa estiverem no patamar indicado pelos cientistas, bem como a sua aplicação ao longo do tempo.  Porém, vamos cair na real : isso vai acontecer ?....Não. Nem os países mais ricos irão diminuir as suas extrações e nem haverá acordo internacional eficiente e em tempo hábil. A não ser que, talvez, o Brasil e outros países que ainda não ficaram mais ricos com o petróleo, pressionem os grandes e ricos produtores de petróleo a diminuírem as suas extrações. E só há um meio de tentar pressionar : deixando intactas nossas reservas. E que, se esta pressão não der certo e que se eles se enriquecerem ainda mais com o aumento no preço do barril, que o seja. Pelo menos, nós, os brasileiros, não estaremos nos enriquecendo sujando nossas mãos e consciências. Há muitas outras formas de crescimento econômico !!

E agora, já concorda em assinar esta tomada nacional de uma nova consciência ambiental e social sobre a descontinuidade do Pré-Sal ?.... Se sim, então assine e compartilhe com seu circulo de relacionamento !!

Desenvolvimento econômico a todo e qualquer custo justifica a busca do"bem viver" expressada em "todos terem dentistas e transportes públicos baratos e eficientes", além de outras comodidades tecnológicas ? De que adianta argumentar que os habitantes do planeta precisam de bons médicos e dentistas, além dos modernos meios de tratamento, para não morrerem - e com isto tentar justificar o desenvolvimento insustentável - se estamos preparando a morte futura de nossos descendentes e consequências desastrosas e irreversíveis no meio ambiente ? Não é esta uma atitude impensada, para não dizer contraditória e desinteligente ?....Sobre este ponto de vista, leia mais em : DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO INSUSTENTÁVEL

E, finalmente, assina ?....Ou ainda está me considerando um louco ?....Tenho plena certeza que muitos desta forma me considerarão no presente, mas também sei, com certeza, que nossos netos, bisnetos e tataranetos elogiarão a todas as brasileiras e brasileiros que assinarem este Abaixo-Assinado, bem como a senhora, presidente Dilma Russef !!

Em 14/out/2013

Você pode acessar o mesmo texto deste Abaixo-Assinado, com uma foto, legendas, links atualizados de outros sites sobre este assunto e a possibilidade de publicar o seu comentário a favor ou contra no Ambiente Social - blog :

This petition was delivered to:
  • Presidenta
    Dilma Rousseff

Luiz Antonio Vieira Spinola started this petition with a single signature, and now has 33 supporters. Start a petition today to change something you care about.

Stand with Luiz Antonio

Luiz Antonio Vieira Spinola needs your help with “Dilma Rousseff: DESISTIR DO PRÉ-SAL É UM DIGNO ATO DE RESPEITO ÀS GERAÇÕES FUTURAS”. Join Luiz Antonio and 32 supporters today.