DESTINO DE BARRAGENS DE TERRA É O COLAPSO!!!! Fiscalizar e Regular Barragens no Brasil URGENTE

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 200!

Estamos acompanhando um Desastre Ecológico, um Crime Ambiental com proporções catastróficas ocasionado pelo rompimento da Barragem da Mineradora SANMARCO em Minas Gerais.

Infelizmente, só o Estado de Minas Gerais tem mais de 100 barragens sem qualquer fiscalização.  Conforme publicou o EM - Jornal do Estado de Minas Gerais - Das 317 represas de contenção de rejeitos conhecidas pelo Departamento Nacional de Produção Mineral, 95 não constam do plano de segurança e por isso não são fiscalizadas!

O Destino das Barragens de Terra é o Colapso.  "O filtro/dreno colmata, o NA (nivel de água) sobe, as pressões aumentam e a barragem se rompe. Barragens de Terra são monstros adormecidos, que podem acordar a qualquer momento, principalmente em épocas de chuvas  -  Desde as menores (açudes) que se rompem a toda hora povoando os rios de várias bacias hidrográficas com peixes criados em cativeiro, que não faziam parte daquele ecossistema, até as maiores, como as de rejeito, que mesmo construidas com sistema de filtros para manter um dique seco na frente delas, após a colmatação dos filtros, passam a funcionar sem nenhum controle de colapso ficando a própria sorte.

As barragens de rejeito, mesmo com um custo mais alto, deveriam ser construidas em concreto - o concreto segura o rejeito acumulado passando a água que normalmente corre na barragem a verter no topo da barragem (vertedouro), em um canal ou descida em degraus.  Outra questão a ser considerada é a destinação do rejeito acumulado - que deveria ser reaproveitado nas indústrias, ao contrario de ficar exposto causando problemas ao meio ambiente.

Nós, abaixo assinados solicitamos providências efetivas urgentes para evitar um novo desastre ambiental no Brasil.

Hoje: Consuelo está contando com você!

Consuelo Machado precisa do seu apoio na petição «DESTINO DE BARRAGENS DE TERRA É O COLAPSO!!!!». Junte-se agora a Consuelo e mais 140 apoiadores.