Vitória confirmada

CONTRA a volta dos rodeios em Taubaté!

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 2.966 apoiadores!

A apresentação de animais nas festas de rodeio está proibida desde 2009 em Taubaté, interior de São Paulo. Permitir que os animais sejam explorados e maltratados configura um verdadeiro retrocesso social e cultural, já que cultura baseada em sofrimento não é cultura, é tortura. No entanto, a Câmara Municipal de Taubaté está discutindo a volta dos rodeios na cidade.

Não podemos deixar que isto aconteça! Os rodeios são eventos que, além de não fazerem parte da cultura brasileira, causam sofrimento, dor e até a morte de animais. Não existe rodeio sem maus tratos aos animais: o touro, cavalo ou boi pula na arena porque sente dor, aflição, e medo.

Muitos países europeus, como Portugal e Espanha, percursores do rodeio, hoje ostentam políticas contra a prática das touradas e outros eventos que envolvam sofrimento de animais.

Os peões do rodeio são sub-proletários que arriscam suas vidas (muitos ficam paraplégicos ou morrem). As pessoas que vão aos rodeios também correm o risco de morrer, como ocorreu em Jaguariúna em 2009 quando quatro pessoas morreram pisoteadas.

Os rodeios são eventos de alienação social e política tal como a política do pão e circo da Roma antiga, que servem apenas para anestesiar a população, além de desrespeitarem os direitos dos animais. Os rodeios servem para enriquecer os capitalistas do agro-negócio que querem lucrar com a exploração total dos animais.

Hoje: Douglas está contando com você!

Douglas Carbonne precisa do seu apoio na petição «CONTRA a volta dos rodeios em Taubaté!». Junte-se agora a Douglas e mais 2.965 apoiadores.