Pela preservação da Fazenda da Baronesa, em São Benedito/Santa Luzia

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

Os vestígios da antiga Fazenda da Baronesa correm perigo. Localizada no bairro Belo Vale, no distrito de São Benedito, em Santa Luzia, a fazenda é um marco na história da região. Antiga propriedade dos barões de Santa Luzia, aconteceram nela importantes negociações e atividades econômicas. De acordo com fontes históricas do século 19, a Fazenda era um entreposto para distribuição de gado, sal e outros produtos que eram trazidos da Bahia para Minas Gerais. No local também havia engenho de cana de açúcar, moinho, senzalas, extração de ouro e uma Capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário.

A fim de preservar os vestígios que ainda existem, a Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia apoia a abertura do processo de tombamento municipal do conjunto arquitetônico, histórico e arqueológico dos remanescentes da Fazenda da Baronesa e seu entorno, ameaçados por empreendimentos imobiliários.

Hoje: Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia está contando com você!

Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia precisa do seu apoio na petição «Conselho Municipal de : Pela preservação da Fazenda da Baronesa, em São Benedito/Santa Luzia». Junte-se agora a Associação Cultural Comunitária de Santa Luzia e mais 794 apoiadores.