Proteja a Casa da Loba, ícone da Lagoinha, um dos símbolos de Belo Horizonte

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

Ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte
A/C Sr. João Luiz Silva “Jucá” Ferreira, Secretário Municipal de Cultura

Os cidadãos abaixo-assinados, solicitam a aprovação, por este Conselho, do processo de tombamento do imóvel situado na Rua Itapecerica nº 579, Lagoinha, Belo Horizonte, MG, denominado “Casa da Loba”, bem como dos imóveis que compõem o seu conjunto situados no nº 595/605, no nº 613 e no nº 625/633, pertencentes ao Conjunto Urbano Bairros Lagoinha, Bonfim e Carlos Prates, conforme definido na Deliberação nº 193, de 15 de dezembro de 2016.
A Casa da Loba, projetada por Otaviano Lapertosa para o João Abramo, em 1923, está no imaginário da cidade de Belo Horizonte e é lembrada como um espaço que despertava e desperta interesses e admiração por sua beleza arquitetônica. Ela é o vulto de um dos primórdios da arquitetura que Belo Horizonte testemunhou, foi a sede do clube Guarani football club e sua história está recheada de mitos.
As edificações que formam o conjunto, retratam a importância que esta região possuía no início do século passado. Com um desenho arquitetônico refinado, esses imóveis são objeto de admiração pelos que por lá passam. O Conjunto mostra-se como um dos símbolos ou um ícone da região da Lagoinha, sintetizando a sua história, pois o atual estado de conservação da edificação, representa o declínio da Lagoinha que, assim como o imóvel, já fora exuberante no passado.
A sua preservação é importante para a preservação da memória afetiva e arquitetônica de Belo Horizonte e da Lagoinha e para a sua requalificação.
A Loba que ostentava a fachada se foi pela incompreensão daqueles que não valorizam o patrimônio cultural, mas os cidadãos abaixo-assinados querem o seu retorno.
Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento em ____ folhas numeradas e assinadas por todos os cidadãos, incluindo abaixo assinado feito pelo site change.org, em duas vias a serem protocoladas na sede do Conselho  situada na Rua Professor Estêvão Pinto nº 601, Serra, Belo Horizonte, MG, 30220-060.
Nomeamos Daniel Silva Queiroga, morador da região da Lagoinha e fundador do projeto Casas da Lagoinha, e-mail casasdalagoinhabh@gmail.com, como nosso representante, caso sejam necessárias maiores informações.

Belo Horizonte, 8 de abril de 2019.

Hoje: Casas está contando com você!

Casas da Lagoinha precisa do seu apoio na petição «Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte (CDPC-BH): Proteja a Casa da Loba, ícone da Lagoinha, um dos símbolos de Belo Horizonte». Junte-se agora a Casas e mais 1.101 apoiadores.