Proteja a Casa da Loba, ícone da Lagoinha, um dos símbolos de Belo Horizonte

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.500!

Ao Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Belo Horizonte
A/C Sr. João Luiz Silva “Jucá” Ferreira, Secretário Municipal de Cultura

Os cidadãos abaixo-assinados, solicitam a aprovação, por este Conselho, do processo de tombamento nº 01.140783.15.47 do imóvel situado na Rua Itapecerica nº 579, Lagoinha, Belo Horizonte, MG, denominado “Casa da Loba”, bem como dos imóveis que compõem o seu conjunto situados no nº 595/605, no nº 613 e no nº 625/633, pertencentes ao Conjunto Urbano Bairros Lagoinha, Bonfim e Carlos Prates, conforme definido na Deliberação nº 193, de 15 de dezembro de 2016.

A Casa da Loba, projetada por Otaviano Lapertosa para o João Abramo, em 1923, está no imaginário da cidade de Belo Horizonte e é lembrada como um espaço que despertava e desperta interesses e admiração por sua beleza arquitetônica. Ela é o vulto de um dos primórdios da arquitetura que Belo Horizonte testemunhou, foi a sede do clube Guarani football club e sua história está recheada de mitos.
As edificações que formam o conjunto, retratam a importância que esta região possuía no início do século passado. Com um desenho arquitetônico refinado, esses imóveis são objeto de admiração pelos que por lá passam. O Conjunto mostra-se como um dos símbolos ou um ícone da região da Lagoinha, sintetizando a sua história, pois o atual estado de conservação da edificação, representa o declínio da Lagoinha que, assim como o imóvel, já fora exuberante no passado.
A sua preservação é importante para a preservação da memória afetiva e arquitetônica de Belo Horizonte e da Lagoinha e para a sua requalificação.
A Loba que ostentava a fachada se foi pela incompreensão daqueles que não valorizam o patrimônio cultural, mas os cidadãos abaixo-assinados querem o seu retorno.

Na certeza de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento em ____ folhas numeradas e assinadas por todos os cidadãos, incluindo abaixo assinado feito pelo site change.org, em duas vias a serem protocoladas na sede do Conselho  situada na Rua Professor Estêvão Pinto nº 601, Serra, Belo Horizonte, MG, 30220-060.

Nomeamos Daniel Silva Queiroga, morador da região da Lagoinha e fundador do projeto Casas da Lagoinha, e-mail casasdalagoinhabh@gmail.com, como nosso representante, caso sejam necessárias maiores informações.

Belo Horizonte, 8 de abril de 2019.