MOVIMENTO CONTRA O MODELO DE ALTERAÇÕES PROPOSTO PELA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!


Em 20 de Junho de 2018, será realizada Assembleia Extraordinária da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), onde serão votadas várias alterações estatutárias, propostas pela sua diretoria, sem nenhum debate com a comunidade do Atletismo Brasileiro.

O(A)s Atletas, Técnico(a)s, Dirigentes e Simpatizantes da modalidade que assinam esta lista online se posicionam contrários a essas alterações, pelas razões abaixo expostas. São elas:

No Art. 31º §1° alínea iii, a proposta é limitar a participação como representantes dos atletas apenas para aqueles que integraram seleções brasileiras. SOMOS CONTRÁRIOS À PROPOSTA, pois essa medida desconsidera princípios democráticos mínimos, como a ampla participação de representações das pessoas que compõem o Atletismo Nacional, extirpando a possibilidade de milhares de atletas participarem do pleito.

No Art. 31º §2°, a proposta é dar peso 3 ao voto das Federações, peso 2 ao voto das demais pessoas jurídicas e peso 1 aos representantes dos atletas. SOMOS CONTRÁRIOS À PROPOSTA Como na alteração estatutária são previstos 15 representantes de atletas, 9 de clubes, 2 de técnicos, 2 de árbitros, além do representante brasileiro na IAAF e as 27 federações, a Assembleia passará a ter 110 votos, com os atletas tendo menos de 14% do colégio eleitoral.

Além disso, exigimos que a distribuição dos votos do colégio eleitoral acompanhe a proposta de Alteração da Lei Pelé, que limita o percentual de votos de uma determinada categoria representada no colégio eleitoral a um mínimo de 10% e um máximo de 40%, de modo a possibilitar uma real democratização nos processos decisórios da CBAt. Essas alterações que estamos criticando vão na contramão do que determina a Portaria 115 do Ministério do Esporte, cuja finalidade é a democratização na gestão.

Acreditamos que a CBAt deve seguir os passos do COB que alterou seu estatuto dando o mesmo peso a todos os integrantes da assembleia geral, sejam eles presidentes de confederações ou representantes dos atletas. Esperamos que, de posse desse documento que materializa o anseio da comunidade do Atletismo Nacional, a CBAt reconsidere seus posicionamentos, a fim de aperfeiçoar seus mecanismos decisórios.



Hoje: A FAMÍLIA DO ATLETISMO ESTÁ DE PARTIDA PARA ALGO MAIOR está contando com você!

A FAMÍLIA DO ATLETISMO ESTÁ DE PARTIDA PARA ALGO MAIOR precisa do seu apoio na petição «Confederação Brasileira de Atletismo: MOVIMENTO CONTRA O MODELO DE ALTERAÇÕES PROPOSTO PELA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO». Junte-se agora a A FAMÍLIA DO ATLETISMO ESTÁ DE PARTIDA PARA ALGO MAIOR e mais 32 apoiadores.