Vitória

ARTETERAPIA: POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL, COLORIDA E CRIATIVA. VOTEM "SIM" (PL3416/2015) !

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 6.809 apoiadores!

PELA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE ARTETERAPEUTA!

Os Arteterapeutas_ classificados no Cadastro Brasileiro de Ocupações sob o registro 2263-10_  são profissionais com treinamento tanto em arte como em terapia, que realizam atendimentos terapêuticos utilizando programas, métodos e técnicas específicas da Arteterapia. Atuam na prevenção, na promoção e na reabilitação da saúde priorizando a produção simbólica, imagética, e a comunicação criativa não verbal, para promover mudanças através do reconhecimento da própria subjetividade e identidade.

Consideram que, por meio de criar em arte e do refletir sobre os processos e trabalhos artísticos resultantes, pessoas podem ampliar o conhecimento de si e dos outros, aumentar sua autoestima, lidar melhor com os sintomas, estresse e experiências traumáticas, desenvolver recursos físicos, cognitivos, emocionais e desfrutar do prazer vitalizador de expressarem-se criativamente. Para tal, utilizam teorias e modalidades expressivas que ativam e facilitam a expressão criativa e o processo de autoconhecimento mediado pelas artes.

Sua fundamentação teórica,  transdisciplinar e multicultural, abrange conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e criatividade, teorias psicológicas, práticas clínicas e, principalmente, sobre o potencial curativo da arte, tendo como base estrutural de sua formação conhecimentos originados das áreas de Arte, Criatividade, Psicologia, Educação, Filosofia, Antropologia e Sociologia. Sua formação propicia habilidades e competências para que atuem em equipes multidisciplinares, desenvolvam programas de Arteterapia, para a prevenção, promoção de saúde e  saúde e qualidade de vida, exerçam atividades técnico-científicas através da realização de pesquisas, trabalhos específicos, organização e participação em eventos científicos.

Cabe ressaltar que o potencial  terapêutico, curativo   e transformador da arte é suficientemente amplo para que várias categorias profissionais possam fazer uso dele, resguardadas suas especificidades profissionais. Regulamentar estas especificidades é contribuir para a melhor qualidade no atendimento à população.

Hoje: Angela Philippini & Eliana Ribeiro está contando com você!

Angela Philippini & Eliana Ribeiro precisa do seu apoio na petição «Comissão de : ARTETERAPIA: POR UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL, COLORIDA E CRIATIVA. VOTEM SIM (PL3416/2015) !». Junte-se agora a Angela Philippini & Eliana Ribeiro e mais 6.808 apoiadores.