Petition Closed
Petitioning PepsiCo and 1 other

Coca-Cola, PepsiCo e ABF: ajudem a acabar com a apropriação injusta de terras

11,594
Supporters

Muitas vezes, o açúcar utilizado na produção do seu alimento ou bebida favoritos é produzido a um custo alto: a expulsão dos agricultores de suas terras.

A apropriação injusta de terras é o amargo segredo de indústria do açúcar. Mas você pode mudar isso.

“Eles deveriam parar de fazer isso; já nos prejudicaram o suficiente. É por isso que precisamos recuperar nossas terras; para que possamos plantar e comer. Queremos nossas terras de volta.”

                             - Edilza Duarte, Guarani-Kaiowá, Ponta Porã, Brasil

Durante séculos,
a comunidade Guarani-Kaiowá onde vive Edilza Duarte caçava, pescava e plantava alimentos nas suas terras em Ponta Porã, no Brasil. Há 40 anos, suas  terras foram tomadas injustamente para o cultivo da cana-de-açúcar. Hoje, Edilza, seus dois filhos, e o restante da sua comunidade enfrentam a fome e graves problemas de saúde.

Conforme aumenta a demanda por açúcar da indústria de alimentos, aumenta a disputa pela terra. A Oxfam conclui que as empresas que fornecem açúcar para a Coca-Cola, Pepsi, Associated British Foods e outros gigantes da indústria de alimentos e bebidas estão expulsando os pequenos agricultores de suas terras e roubando-lhes os seus direitos - deixando muitos desabrigados e com fome.

Você  pode mudar isso. As grandes empresas de alimentos e bebidas se importam com o que você pensa.

Através da nossa campanha Por trás das Marcas, mais de 120.000 pessoas em todo o mundo já demandaram que as maiores empresas de alimentos do mundo mudem a sua forma de fazer negócios. E está funcionando - no início deste ano tivemos sucesso na melhoria do tratamento das mulheres produtoras de cacau pelas grandes Mars, Nestlé e Mondelez, que tomaram grandes passos nesse sentido.

O açúcar em nossas bebidas favoritas não deve fazer famílias como a da Edilza passarem fome - é por isso que estamos pedindo para você agir agora.

A Coca-Cola, Pepsi e a ABF não farão nada disso por conta própria - não se nós não fizermos a pressão necessária.  Manifeste-se agora para ajudar a acabar com a apropriação injusta de terras.

 

Letter to
PepsiCo
Presidente e CEO Coca-cola, PepsiCo e ABF
Prezada PepsiCo,
Nós – mais de 225 mil consumidores em todo o mundo – pedimos a você, à Coca-Cola e à ABF que se empenhassem para respeitar os direitos das comunidades à terra em todas as suas cadeias de fornecimento.
A Coca-Cola agiu, e sabemos que vocês também podem fazê-lo. Antes do prazo para a entrega da resolução dos seus acionistas, dia 22 de novembro, equipare-se à Coca-Cola, comprometendo-se com a “tolerância zero” quanto à apropriação de terras.

Vocês têm o poder de garantir que os ingredientes que compram não vão fazer com que pequenos produtores e suas famílias percam os seus direitos à terra, da qual dependem para se alimentar e sobreviver.

Por favor ajude a impedir as apropriações de terra.
Atenciosamente,