Abaixo-assinado encerrado

Movimento Curitiba contra fogos com Estampido

Este abaixo-assinado conseguiu 2.133 apoiadores!


MOVIMENTO CURITIBA CONTRA FOGOS COM ESTAMPIDO

A população de Curitiba criou o MOVIMENTO CURITIBA CONTRA FOGOS COM ESTAMPIDO com duas finalidades:

1. protestar contra os fogos de artifícios com estampido que trazem grandes transtornos às pessoas, ao meio ambiente e aos animais
2. defender a proibição de seu uso em quaisquer situações, seja em festas religiosas, festas de final de ano, carnaval, jogos e eventos esportivos, festas juninas, eventos de publicidade e propaganda, entre outros.
Os materiais usados nos fogos poluem nosso meio ambiente, prejudicam e ferem pessoas, perturbam e causam transtornos a pessoas especiais, idosos, bebês, crianças, cardíacos e convalescentes! Sem falar no transtorno psicológico para aqueles que têm algum trauma ligado a bombas ou ruídos estrondosos.

Quantas brigas e discussões entre vizinhos! Quanto dinheiro público e privado jogado fora!
Quantas vidas perdidas, quantas pessoas que ficam com lesões, mutiladas pelo resto de suas vidas, perdendo membros, audição, visão, cicatrizes eternas! Crianças, idosos, pessoas com transtornos mentais, pacientes internos em hospitais, ou em ambiente doméstico sofrem sobressaltos e momentos de angústia e stresse durante a queima de fogos.

Os hospitais que recebem acidentados por fogos relatam um grande aumento no número de casos por ocasião de festas, jogos, finais de ano e outros dias festivos, consequentemente esse dinheiro da saúde pública que poderia ser usado de forma a cuidar da saúde e não dos prejuízos causados pelos acidentes com fogos!

Os danos também são grandes para os animais. Para os pássaros, o barulho dos fogos causa estresse, chegando a matá-los. Eles caem dos ninhos, fogem assustados e desorientados, batendo contra edifícios e vidros. O estrondo também prejudica a procriação visto que muitas aves por medo abandonam seus ninhos. Para a maioria dos animais domésticos, o barulho dos fogos é assustador.

A fuga, em animais domiciliados, devido ao estresse dos altos e seguidos estrondos, é muito frequente no caso de cães e gatos favorecendo atropelamentos, lesões por traumas contra muros, janelas, além de ataques cardíacos, mau-súbitos e na grande maioria destes incidentes o animal acaba morrendo.

Os animais que vivem em situação de rua nas cidades, que já estão fragilizados pelo abandono, ficam ainda mais desnorteados nos dias de foguetório. Com medo, a reação deles é sair correndo, na tentativa de buscar abrigo e muitos acabam atropelados. É muito sofrimento!

Assim, pela saúde, harmonia entre pessoas, meio ambiente e pelos animais! O show de luzes continua, apenas sem poluição sonora! E que a única explosão seja a da alegria! Por tudo isso e muito mais é que solicitamos sua adesão a este abaixo-assinado! Muito obrigado por sua consciência e boa vontade. Forte e fraterno abraço.

Junte-se a nós também no Facebook: Movimento Curitiba Contra Fogos com Estampido

Este é um Movimento de cidadãos e cidadãs, que no exercício de sua cidania levam à frente, de forma democrática os seus anseios, sem propriedade individual, de forma a não caracterizar pessoalidades.



Hoje: Movimento Curitiba Contra Fogos com Estampido está contando com você!

Movimento Curitiba Contra Fogos com Estampido precisa do seu apoio na petição «Cidadãos e Cidadãs de Curitiba: Movimento Curitiba contra fogos com Estampido». Junte-se agora a Movimento Curitiba Contra Fogos com Estampido e mais 2.132 apoiadores.