Salvem o MuBi, único museu da bicicleta da América do Sul!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

Se você deseja ajudar esta causa, publique sua opinião, questione a ação e chame mais amigos e amigas para produzir discussão e esclarecimento.

Para entender a história, assista uma reportagem, ou leia a carta de Seu Valter, fundador do MuBi:

• "Amigos do MuBi, viajantes e amantes da bicicleta. Na última sexta-feira (17/03/2017), recebi um comunicado da Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville ordenando o fechamento do museu para o público visitante e a remoção de todo meu acervo pessoal, composto por bicicletas, peças, acessórios, objetos de arte, fotografias, selos, miniaturas e curiosidades relacionadas ao tema da cultura de bicicleta - uma soma de aproximadamente 16 mil peças.

O comunicado alega que tenho um prazo de 30 dias para realizar a remoção do acervo - que já registrou mais de 60 mil visitas ao longo de 17 anos de atividade.

Não tenho mais acesso livre ao local, sendo que as fechaduras da porta de entrada foram trocadas.

À partir de terça (21/03/2017), inicio a remoção dos itens, acompanhado por um funcionário designado pela Secretaria, trabalhando das 10h às 16h.
  • O motivo alegado é que uma ação no Ministério Público questiona a ocupação de um espaço municipal que abriga um acervo particular.

Esclareço que nunca tive acesso a esse documento e nada me foi mostrado até a presente data.

Nota importante: o MuBi sempre esteve amparado por um Contrato de Comodado, instrumento legal e amplamente aceito que assegurava os direitos e deveres das partes envolvidas.
  • Não tenho palavras para agradecer todos os gestos amáveis e amigos que venho recebendo.

Beijos no coração de cada um.

Valter Bustos
    Fundação e direção geral
    MuBi - Museu da Bicicleta de Joinville
    Desde 2000"

Vamos esclarecer o destino do MuBi?
Use suas ferramentas, manifeste sua opinião.

Abraços das amigas e amigos do MuBi.

Hoje: Amigas e Amigos do Museu da Bicicleta de Joinville está contando com você!

Amigas e Amigos do Museu da Bicicleta de Joinville precisa do seu apoio na petição «Ciclistas: Salvem o único museu da bicicleta da América do Sul!». Junte-se agora a Amigas e Amigos do Museu da Bicicleta de Joinville e mais 858 apoiadores.