RESPEITA PAQUETÁ: pela revogação da nova grade de horários das barcas

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 25.000!

A Ilha de Paquetá, localizada na Baía de Guanabara e bairro do Rio de Janeiro, possui como única forma de acesso, para moradores e visitantes, o transporte aquaviário, cujo monopólio hoje pertence à empresa CCR Barcas.

No dia 23 de dezembro de 2019, foi anunciada pela operadora CCR, com o apoio da secretaria de transporte do estado do Rio de Janeiro e sem qualquer aviso prévio ou diálogo com a comunidade, uma redução drástica nos horários de travessia para a ilha. Totalizando ida e volta, durante a semana passou-se de 22 viagens para 15 viagens e, aos fins de semana, de 25 viagens para 12 viagens por dia. A medida foi tomada de forma unilateral e autoritária, e não leva em conta o tremendo impacto que causará a trabalhadores, estudantes e turistas, estes últimos responsáveis por movimentar a cadeia econômica local e, consequentemente, por afetar milhares de famílias.

A mobilização da comunidade vinha até então impedindo a operadora de implantar a nova grade. No entanto, na última quarta-feira, 15 de janeiro de 2020, o juiz Eduardo Antonio Klausner, deu ganho de causa a operadora e a grade reduzida está autorizada a entrar em vigor a partir do próximo dia 25, levando ao desespero todo o bairro!

Essa petição tem como finalidade impedir que os novos horários sejam implementados e solicitar a manutenção da grade atual, que já é limitada para moradores e visitantes. RESPEITA PAQUETÁ!