Castração para cães e gatos em situação de rua e com tutores de baixa renda

Castração para cães e gatos em situação de rua e com tutores de baixa renda

42.734 pessoas já assinaram. Ajude a chegar a 50.000!
Início
Petição para
Prefeitura de Boca do Acre e

A importância deste abaixo-assinado

A população do município de Boca do Acre- Am, vem por meio deste abaixo-assinado solicitar medidas para o controle de animais em situação de rua e animais com tutores de baixa renda através da castração social. 

Buscamos melhorar a qualidade de vida tanto dos animais, quanto dos moradores, uma vez que o controle desses animais evita acidentes de trânsito, propagação de doenças, abandono, maus-tratos e impactos ambientais.

Sendo assim, solicitamos as seguintes medidas:

1) Mutirões de Castração gratuitos para animais em situação de rua e com tutores de baixa renda.

2) Castramóvel devidamente equipado.

O Município de Boca do Acre, criado em 1890, com mais de 20 mil km2, localiza-se no sul do Amazonas. É uma cidade típica da região amazônica e possui várias unidades de conservação e terras indígenas ao redor. Com uma população de cerca de 30 mil habitantes e a pecuária como principal atividade econômica, tem o segundo maior rebanho bovino do Estado do Amazonas.

No último censo de 2010, o município apresentou um IDH de 0,588. Comparado ao índice do estado do Amazonas – 0,674 – e ao do Brasil - 0,699 – para o mesmo ano, percebe-se que Boca do Acre tem muito a fazer para melhorar as condições de vida de sua população. 

Um dos problemas que afetam profundamente a população, mas é pouco visível e menos ainda abordado pelo poder público diz respeito aos animais em situação de rua. Embora a princípio pareça simples, envolve muitas questões de saúde pública e educação sanitária.

Os animais de estimação podem transmitir doenças sérias. E quando são abandonados ou nascidos na rua a probabilidade de transmissão das chamadas zoonoses aumenta muito. Essas são doenças infecciosas, cuja transmissão acontece pelo contato com o pêlo, saliva, fezes e/ou urina do animal contaminado, ou mesmo pela ingestão de alimentos e água contaminados. 

Além das doenças, os animais em estado de rua estão sujeitos a atropelamento gerando consecutivamente acidentes no trânsito. Há também uma necessidade de busca de alimentos que causam a degradação do meio ambiente rasgando lixos.

Nesse contexto fica clara a necessidade de ações que tenham por objetivo a redução drástica dos animais em situação de rua. Embora em Boca do Acre já existam algumas ações individuais que promovem cuidados, resgate e castração de animais em situação de rua, não há uma política pública municipal direcionada para a problemática.

Queremos que a Prefeitura e a Câmara Municipal de Boca do Acre - AM se mobilizem para a construção de uma política pública municipal para os cães e gatos em situação de rua!

42.734 pessoas já assinaram. Ajude a chegar a 50.000!