Confirmed victory
Supporters

Onde está o bicicletário na Faria Lima?

A nova Ciclovia da Avenida Faria Lima, Zona Oeste de São Paulo/SP, tem aumentado significativamente o uso da bicicleta pela população paulistana, mas um dos elementos mais importantes para o ciclista não está presente em todo o trajeto: um simples bicicletário! Pior ainda, o projeto original da revitalização do Largo da Batata, do arquiteto Tito Livio Frascino, contemplava um bicicletário que simplesmente foram retirados do projeto na execução da obra! No meio desse contexto, a ViaQuatro também quer se omitir da responsabilidade de construir um bicicletário na Estação Faria Lima, na Linha 4 - Amarela do metrô.

Um bicicletário é a infraestrutura necessária para ampliar ainda mais o uso da bicicleta na cidade, permitindo que a população possa utilizá-la como meio de integração ao metrô. Ter um local seguro para guardar suas bicicletas certamente seria um estímulo a mais para uma mobilidade sustentável, ajudando não só na diminuição do trânsito, mas na redução de emissão de gases poluentes, e contribuindo para um meio de vida mais saudável.

Queremos que a Subprefeitura de Pinheiros, a SP Obras, a SP Urbanismo, a CET e a ViaQuatro se responsabilizem pela implementação de um bicicletário seguro e de boa qualidade na Estação Faria Lima ou seu entorno!

Para isso precisamos do seu apoio! Assine e compartilhe essa campanha!

Sabemos que este é apenas um dos vários problemas e melhorias a serem resolvidos no projeto da Ciclovia da Faria Lima. E sabemos que não queremos parar por aqui! Vamos juntos melhorar a mobilidade urbana dessa cidade por meio da bicicleta!

Contamos com seu apoio!

Letter to
Superintendente de Planejamento da CET-SP Ronaldo Tonobohn
assessora Diretoria de Gestão e Finanças da SP URbanismo Rosa Maria Miraldo
SP Obras Maurício Prado
and 5 others
Subprefeito de Pinheiros Angelo Filardo
Chefe do Departamento de Planejamento Cicloviário da CET Arqtª Maria Ermelina Brosch Malatesta
Diretor de Desenvolvimento da SP Urbanismo Gustavo Partezani
engenheiro responsável pelas obras do Largo da Batata na SP Obras Maurício Prado
Metrô (via 4)
Prezados e Ilustres Senhores,

O plano de revitalização da Faria Lima contempla uma ciclovia que se estende desde o CEASA, na Vila Leopoldina, até o Shopping Morumbi. Desse trecho, apenas o trajeto entre a Avenida Europa e o Parque Vila Lobos está construído. Sendo que devidamente sinalizado, apenas o trecho compreendido entre a Rua dos Pinheiros e a Av. Europa. No restante falta sinalização adequada, mas que não impede o uso por pessoas dispostas a utilizar a bicicleta como meio de transporte.

Neste percurso já concluído, temos a ciclovia passando na frente de uma das mais importantes linhas do metrô atualmente, a linha amarela, precisamente na Estação Faria Lima.

Ocorre que nesta estação movimentada, que permite acesso direto ao centro de São Paulo, ou ainda à linha da CPTM, não existe um bicicletário sequer.

Veja, temos a estação importante que é a Faria Lima, a estrutura cicloviária, que trouxe e aumentou a (inegável) demanda de pessoas utilizando bicicleta como meio de transporte, mas não temos a estrutura necessária aos cidadãos para que guardem seu veículo com segurança, pois não há bicicletários no local, permitindo a integração intermodal com o metrô.

Cientes de que as obras estão em fase de finalização de projeto, e também cientes de que o bicicletário ali previsto no projeto original do arquiteto Tito Livio Frascino foram retirados da obra, nos manifestamos no sentido de, urgentemente, requerer seja incluído novamente a construção do bicicletário, necessário para atender a demanda ali existente.

Por fim, defendemos que o bicicletário seja gerenciado, senão pela Subprefeitura, pela Linha 4, responsável pelo gerenciamento e administração da Linha Amarela do metrô de São Paulo.