Contra a nomeação do irmão do Jonas na Câmara!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

Tadeu Marcos, irmão do prefeito Jonas Donizette, foi nomeado para o cargo de ouvidor da Câmara Municipal de Campinas, com um salário de R$ 14 mil.

Somos contra a nomeação de Tadeu Marcos. Primeiro porque é papel do ouvidor realizar o controle social da Câmara, ao mesmo tempo em que é papel da Câmara fiscalizar o Prefeito e, portanto, ter o irmão do prefeito como ouvidor compromete a independência e autonomia da Casa. O ouvidor da Câmara deve ser um representante da sociedade, e não dos vereadores ou do prefeito.

Segundo porque a sociedade exige transparência e democracia, e esta indicação levanta dúvidas em relação a clientelismo, favoritismo e troca de influência.

Terceiro porque defendemos que o ouvidor precisa ser indicado pela sociedade civil e não pela presidência da Câmara. Independência e autonomia da ouvidoria em relação ao órgão são fundamentais para a efetivação das suas atribuições e a nomeação feita pelo próprio órgão ao qual o ouvidor se vincula é limitador dessa autonomia. A nomeação do ouvidor, a exemplo de outras experiências, deve ser realizada por indicação externa.

Portanto, solicitamos então aos vereadores de Campinas, especialmente à presidência da Câmara, que revoguem a nomeação de Tadeu Marcos, e modifiquem o regimento da Casa por uma ouvidoria independente, democrática e que represente a sociedade civil e os anseios que hoje permeiam a sociedade.

Hoje: PSOL Campinas está contando com você!

PSOL Campinas precisa do seu apoio na petição «Câmara Municipal de Campinas: Contra a nomeação do irmão do Jonas na Câmara!». Junte-se agora a PSOL Campinas e mais 735 apoiadores.