Abaixo-assinado encerrado

CONTRA A EXTINÇÃO DA SEPDA - SECRETARIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DOS ANIMAIS - RIO DE JANEIRO

Este abaixo-assinado conseguiu 24.949 apoiadores!


Carta Aberta ao Prefeito Recém-Empossado, Marcelo Crivella 
Nós, protetores e ativistas da causa animal da cidade do Rio de Janeiro, manifestamos nosso TOTAL repúdio à anunciada decisão arbitrária de Marcelo Crivella de extinguir a SEPDA- Secretaria Especial de Proteção e Direitos Animais da cidade do Rio de Janeiro, criada há 17 anos pelo ex-prefeito César Maia. A extinção da secretaria é praticamente um descaso e uma condenação à morte e ao esquecimento de diversos animais de rua, abrigos e que vivem na Fazenda Modelo, abrigo mantido pela prefeitura, considerando que:
- qualquer mudança numa ação política deveria visar um avanço ou melhorias de um problema já debatido e uma luta antiga. Na contra-mão desse processo, num verdadeiro retrocesso e descaso com a luta e o ativismo animal, que tenta manter até hoje o bem estar de animais carentes, contrariando todos os benefícios alcançados pelos protetores por tantos anos, o prefeito eleito, Marcelo Crivella, objetiva incorporar a Sepda, tranformando-a na subsectetaria atrelada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Sabemos que essa fusão, justificada como "necessidade de enxugar o número de secretarias", quando já se sabe q uma nova secretaria foi criada em seu lugar, representando uma verdadeira contradição por parte do recente prefeito, não representa “Um novo tempo” para a cidade, mas um retrocesso nas políticas públicas conquistadas nos últimos dezessete anos, e a exclusão dos animais, relegando-os à categoria de subalternos numa pasta, mudando seu status e diminuido ainda mais o repasse de verbas, que já não eram suficientes para ajudar tantos animais necessitados.
- Outossim, como se não bastasse, o atual prefeito Marcelo Crivella ASSUMIU, na feira de adoção, quando ainda em campanha, diante de várias pessoas e protetores, UM COMPROMISSO PÚBLICO, GRAVADO EM VÍDEO, garantindo a permanência da SEPDA, inclusive garantindo participação mais ativa dos protetores na secretaria.
- a SEPDA é de suma importância para a sociedade e a saúde pública, pois seu trabalho garante atendimento veterinário para os animais, cujos tutores, de baixa renda, comprovem seu cadastro em programas sociais. Este atendimento precisa ser mantido e ampliado;
- a secretaria realiza, anualmente, o cadastramento dos protetores e entidades protetoras de animais atuantes no município do Rio de Janeiro, para dispor de trabalho voluntário na Fazenda Modelo, em resgates de animais e castração de animais de ruas e colônias, na intenção do controle populacional dos animais de rua.
- Há diversas ONGs, grupos e protetores de animais independented que participam ativamente de trabalhos voluntários, resgates e melhorias e cuidados com os animais da Fazenda Modelo, assim como eventos de adoção realizados em vários pontos diferentes da cidade. Os animais dependem destas atitudes e do repasse de renda para auxiliar nas despesas com alimentação, abrigos, consultas, castrações e outras decorrentes do resgate de animais em situação de vulnerabilidade, para que possam ter chances maiores de adoção nas feiras realizadas.
- os protetores independentes,  ONGS e abrigos selecionados, dentre eles a própria Fazenda Modelo, não podem ser simplesmente colocadas "em segundo plano" ou mesmo esquecidas na hora do repasse de verbas (uma vez que não mais será uma Secretaria), pois dependem dela para melhorar, ainda q minimamente, a qualidade de vida dos animais abandonados e resgatados, além da importância da manutenção do serviço de consultas, vacinação, vermifugação, esterilizações, entre outros procedimentos, para os animais resgatados em situação de maus-tratos ou cujos tutores não possuem condições financeiras para tratá-los;
- devem ser mantidos EM CARÁTER DE URGÊNCIA, as melhorias q estão sendo realizadas pelo excelente trabalho do atual secretário, Vinícius Cordeiro, os atendimentos clínico-veterinários (como esterilização, vacinação, vermifugação e a instauração dos serviços de microchipagem) nas comunidades em situação de vulnerabilidade social e para animais comunitários, por meio das duas unidades móveis, os conhecidos "Castra Móveis" que, vale lembrar, também foi uma promessa de campanha do então Senador, Marcelo Crivella, quando ainda necessitava de votos para ser eleito.
- O Rio de Janeiro precisa URGENTEMENTE que a SEPDA  mantenha a incançavelmente a fiscalização das denúncias de maus-tratos, que, infelizmente são muitos em nosso município, protocoladas via 176, além de ampliar o atendimento de animais em situação de risco e a fiscalização da comercialização dos animais em pets e criadouros clandestinos. 
- os eventos de adoção, como os "INOCENTES", diremente ligado à FAZENDA MODELO, conjuntamente com ONGS e protetores independentes, organizados em diversas regiões do Rio de Janeiro não podem sofrer descontinuidade, em função do grande número de animais que precisam de um lar, além da SEPDA oferecer atendimento veterinário,  vacinações e castrações, por meio de agendamento para os animais adotados.
- Além da manutenção do órgão com SECRETARIA, nós, protetores e ativistas da causa animal do Rio de Janeiro, reivindicamos a ampliação dos serviços prestados aos animais, tais como: ampliação das metas para o controle populacional de cães e gatos, com esterilização e microchipagem, disponibilização de mais veículos para fiscalização de maus tratos e outras ocorrências emergenciais nas quais a vida dos animais esteja em risco; incremento das ações de educação e sensibilização acerca dos Direitos Animais, retorno imediato do castra-móvel.                   - Criação do Conselho Municipal de Direitos Animais, composto por ONGs e protetores independentes, conforme compromisso público assumido pelo atual prefeito em campanha eleitoral.
Nós, abaixo-assinados, nos mobilizamos e estamos vigilantes para garantir a manutenção dos direitos e serviços para os animais do Rio de Janeiro, as maiores vítimas de uma visão antropocêntrica de gestão pública, denotando o descompasso do futuro prefeito e a falta de sensibilidade de mesmo, visando somente alianças políticas,  e seu total desconhecimento e falta de humanidade como gestor de sociedade que conhece, e é solidária à consciência dos animais, à luz da ciência do Séc. XXI, especialmente da Declaração de Cambridge (2012), esta, também desconhecida ou simplesmente ignorada pelo senhor Marcelo Crivella.
Este abaixo-assinado será entregue para:atual prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcello Crivella


Leia a carta

Animais
Animais de rua
Animais de estimação
Direitos animais
Saúde animal
Extinção da SEPDA

Abaixo-assinado escrito por Luciana Nogueira da Silva Louro - em nome do Projeto Pello Bem Animal - PPBA

 

 


 

 

 



Hoje: Projeto Pello Bem Animal está contando com você!

Projeto Pello Bem Animal precisa do seu apoio na petição «Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro e prefeito eleito Marcelo Crivella: CONTRA A EXTINÇÃO DA SEPDA - SECRETARIA DE PROTEÇÃO E DEFESA DOS ANIMAIS - RIO DE JANEIRO». Junte-se agora a Projeto Pello Bem Animal e mais 24.948 apoiadores.