Ajude a Cooperativa de Catadores a permanecer no bairro do Grajaú #FicaCooperpac

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!


Por questões burocráticas da Prefeitura de São Paulo, a Cooperativa de Coleta Seletiva do Parque Cocaia – Cooperpac terá de mudar sua sede para a região de Interlagos, fora de seu território de atuação e das residências dos cooperados. Alguns pontos de coleta podem ser prejudicados devido a logística e sua história de desenvolvimento junto com o bairro será destruída.

A Cooperpac é formada por cerca de 30 Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis e atua na coleta de recicláveis na região do Grajaú, uma área de manancial, onde há uma população de cerca de meio milhão de habitantes e possui forte potencial de desenvolvimento local, assim como uma demanda de proteção ambiental.

Ao longo dos anos a Cooperpac formou profissionais altamente capacitados para a coleta, separação e destinação correta dos resíduos secos. Em 2010, a cooperativa firmou convênio com a Prefeitura de São Paulo. Com esta parceria consegue a locação do galpão de triagem de materiais recicláveis.

Através de palestras e oficinas, consegue manter a auto estima dos cooperados, fazendo assim com que a regularidade da produção mensal e o valor do rateio permaneça sempre equilibrado.

A implantação da horta comunitária possibilita receber escolas, fazendo assim a conciliação entre educação ambiental e alimentação saudável. Com hábito de reuniões mensais, o controle operacional, logístico e administrativo conta com a participação e envolvimento de todos os cooperados e cooperadas. Essas páticas incentivam a visão de mundo de engajamento comunitário fortalecendo as parcerias com coletivos e instituições que se preocupam com a manutenção do meio ambiente equilibrado.

Dessa forma a cooperativa vem se envolvendo durante anos em ações de limpeza das margens da represa, reaproveitamento de materiais, coleta seletiva em eventos da região e ações de educação ambiental de associações de moradores e comunidade no entorno.