Petitioning Kanzlerin der Bundesrepublik Deutschland, Spitzenkandidatin für die Bundestagswahl 2017 Angela Merkel (CDU) and 25 others

Carta Aberta sobre a Reforço do Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas

Aos chefes de Estado e de governo dos 25 países emissores de gases de estufa,

Exigimos a ratificação do Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas caso esta não tenha sido ainda feita pelo vosso governo, assim como a implementação das medidas necessárias à prossecução dos compromissos assumidos neste acordo sem mais demoras. Infelizmente, mesmo que todos os governos iniciem agora a implementação das medidas prometidas, o aquecimento global atingirá provavelmente valores de + 2.7º C acima dos valores da era pré-industrial. Por esse motivo torna-se ainda mais premente uma ação vigorosa para tentar limitar estes aumentos em 2ºC.

Além disso, o Acordo de Paris reconheceu que um valor limitante de 1.5°C em vez de 2°C, “reduziria significativamente os riscos e impactos das mudanças climáticas”, razão pela qual o encontro de governantes em Paris acordou que iriam ser desencadeados “esforços que colocassem o limite do aumento de temperatura nos 1.5ºC” (Artigo 2.1. (a)). Limitar o aquecimento global no valor de 1.5°C exige uma ação ainda mais radical e enérgica (ver mais informação aqui).

Consequentemente exigimos também que sejam reforçadas as iniciativas a tomar, de forma a alinhar as medidas com o requisito do limite de aumento de temperatura de 1.5 ºC o mais rapidamente possível. Estas medidas incluem: aceleração de esforços para maior eficiência energética; rápida transição dos setores industriais e energéticos para a descarbonização; imediata remoção de todos os subsídios a combustíveis fósseis; interrupção de projetos de extração de combustíveis fósseis ou de produção de energia de origem fóssil; urgente exploração e desenvolvimento de tecnologias de emissões negativas.

Não há tempo a perder. Quanto mais demorarem os governos a implementar políticas climáticas mais ambiciosas, piores os efeitos esperados, em particular sobre os mais pobres e para as gerações futuras, assim como para as outras espécies. O falhanço na implementação destas políticas será uma vergonhosa demonstração de abdicação das vossas responsabilidades morais.

Gostaríamos de receber a vossa resposta relativamente aos planos de implementação das medidas na sequência das promessas que feitas no Acordo de Paris. E queremos também saber o que tencionam fazer para alinhar essas promessas com a necessidade de limitar o aquecimento para a meta de 1.5ºC.

Global Climate Change Week em parceria com Climate Scorecard

This petition will be delivered to:
  • Kanzlerin der Bundesrepublik Deutschland, Spitzenkandidatin für die Bundestagswahl 2017
    Angela Merkel (CDU)
  • President
    Barack Obama
  • Prime Minister of the United Kingdom and Leader of the Conservative Party
    Theresa May MP

Global Climate Change Week started this petition with a single signature, and now has 446 supporters. Start a petition today to change something you care about.

The only way Angela Merkel (CDU) will listen

Every signature matters and makes the petition more powerful. Add your name today and help us win.