Carta Aberta sobre a Reforço do Acordo de Paris sobre Alterações Climáticas

Aos chefes de Estado e de governo dos 25 países emissores de gases de estufa,

Exigimos a ratificação do Acordo de Paris sobre as Alterações Climáticas caso esta não tenha sido ainda feita pelo vosso governo, assim como a implementação das medidas necessárias à prossecução dos compromissos assumidos neste acordo sem mais demoras. Infelizmente, mesmo que todos os governos iniciem agora a implementação das medidas prometidas, o aquecimento global atingirá provavelmente valores de + 2.7º C acima dos valores da era pré-industrial. Por esse motivo torna-se ainda mais premente uma ação vigorosa para tentar limitar estes aumentos em 2ºC.

Além disso, o Acordo de Paris reconheceu que um valor limitante de 1.5°C em vez de 2°C, “reduziria significativamente os riscos e impactos das mudanças climáticas”, razão pela qual o encontro de governantes em Paris acordou que iriam ser desencadeados “esforços que colocassem o limite do aumento de temperatura nos 1.5ºC” (Artigo 2.1. (a)). Limitar o aquecimento global no valor de 1.5°C exige uma ação ainda mais radical e enérgica (ver mais informação aqui).

Consequentemente exigimos também que sejam reforçadas as iniciativas a tomar, de forma a alinhar as medidas com o requisito do limite de aumento de temperatura de 1.5 ºC o mais rapidamente possível. Estas medidas incluem: aceleração de esforços para maior eficiência energética; rápida transição dos setores industriais e energéticos para a descarbonização; imediata remoção de todos os subsídios a combustíveis fósseis; interrupção de projetos de extração de combustíveis fósseis ou de produção de energia de origem fóssil; urgente exploração e desenvolvimento de tecnologias de emissões negativas.

Não há tempo a perder. Quanto mais demorarem os governos a implementar políticas climáticas mais ambiciosas, piores os efeitos esperados, em particular sobre os mais pobres e para as gerações futuras, assim como para as outras espécies. O falhanço na implementação destas políticas será uma vergonhosa demonstração de abdicação das vossas responsabilidades morais.

Gostaríamos de receber a vossa resposta relativamente aos planos de implementação das medidas na sequência das promessas que feitas no Acordo de Paris. E queremos também saber o que tencionam fazer para alinhar essas promessas com a necessidade de limitar o aquecimento para a meta de 1.5ºC.

Global Climate Change Week em parceria com Climate Scorecard

This petition will be delivered to:
  • Kanzlerin der Bundesrepublik Deutschland, Spitzenkandidatin für die Bundestagswahl 2017
    Angela Merkel (CDU)
  • President
    Barack Obama
  • Prime Minister of the United Kingdom and Leader of the Conservative Party
    Theresa May MP

Global Climate Change Week started this petition with a single signature, and now has 445 supporters. Start a petition today to change something you care about.