Abaixo-assinado encerrado

Bônus/Cotas regionais para vestibulandos da Paraíba!

Este abaixo-assinado conseguiu 106 apoiadores!


O  Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal indicador da qualidade da educação básica (fundamental e médio) no Brasil mostra que:

  1. Os 10 piores resultados do último IDEB (2015) pertencem a estados do Norte e Nordeste do pais, incluindo a Paraíba;
  2. Quando avaliado os resultados do último IDEB (2015) para o Ensino médio encontramos a Paraíba entre os dez piores resultados, ocupando a 17ª posição de 27;

Destaque para o fato de que no Enem 2015 dentre as dez escolas públicas e 10 particulares com maiores médias nenhuma pertencia a Paraíba.

Por esses e outros motivos no último SISU sete universidades no Brasil (UFAL, UFAM, UFPE, UFRN e Unipampa, UFOB e ESCS) já beneficiam seus conterrâneos com bônus que vão de 5% a 20% na nota do ENEM ou cotas com quantidade de vagas exclusivamente para este grupo.

Em 17 de Junho de 2016 o então presidente do Conselho Municipal de Educação de Petrolina, professor Raul Novaes defendeu o bônus de 10% para alunos de regiões menos favorecidas (Norte e Nordeste) dizendo:

“...igualdade não é sinônimo de todo mundo fazer a mesma prova, o Enem, e quem sair melhor ganha a vaga” [...] Este conceito de igualdade nos parece um tanto quanto injusto. Porque você submete ao mesmo exame pessoas que têm realidades socioeconômicas e educação completamente diferenciadas."

Diante do exposto é imperativo que a UFPB, buscando dar suporte os alunos paraibanos nessa concorrência desigual, estabeleça um sistema de bonificação ou cotas regionais para alunos que concluíram o ensino médio em solo paraibano.

Essa atitude beneficiará não apenas os estudantes como também a propria universidade contra a evasão e vagas ociosas.



Hoje: KARL MARX está contando com você!

KARL MARX SANTANA DA SILVA precisa do seu apoio na petição «Bônus/Cotas regionais para vestibulandos da Paraíba! ASSINE!!!». Junte-se agora a KARL MARX e mais 105 apoiadores.