Eu apoio a greve dos Trabalhadores da RAC (Campinas/SP) em defesa do direito aos salários!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!


Nós, abaixo-assinados apoiamos a greve dos trabalhadores da Rede Anhanguera de Comunicação, que publica os jornais Correio Popular e Notícia Já, em Campinas/SP, e solicitamos que a Associação Brasileira de Imprensa nos auxilie nos termos do inciso III, artigo terceiro, de seu estatuto (mobilizar os profissionais da comunicação social na defesa de todos os seus direitos), no sentido de que a RAC cumpra suas obrigações trabalhistas, a legislação brasileira e sentença proferida pelo TRT15.

No último dia 9 de maio, acórdão nos autos de processo que tramita no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, garantiu, aos trabalhadores, em greve desde o dia 14 de fevereiro, o não desconto dos dias parados, o pagamento de mais de três meses de salários atrasados, tíquetes-refeição, férias vencidas e não pagas, o 13º de 2017 e depósitos do FGTS (que não são feitos há quatro anos).

O prazo para que a RAC cumprisse a sentença acabou no dia 25 de maio, mas a empresa moveu um embargo para ganhar prazo. Enquanto isso, e mesmo após sentença, a empresa aplicou descontos em fevereiro (cujo pagamento começou em maio e ainda não acabou). Com a punição ilegal aos grevistas, posto que confronta sentença judicial (que teve unanimidade de votos dos desembargadores, favoráveis aos trabalhadores), a empresa tenta asfixiar economicamente um movimento legítimo, que recebeu manifestações de apoio de órgãos como a OAB, Câmara Municipal, sindicatos e entidades. 

Assim, pelo bem do Jornalismo, que deve servir à justiça e ao bem comum, e contando com apoio dos trabalhadores e da sociedade civil organizada através deste abaixo-assinado, solicitamos que a ABI oriente a RAC a cumprir a lei ou, no mínimo, a conversar com esses trabalhadores que pedem tão somente o respeito aos seus direitos, histórica e legalmente consagrados, mas negados de forma intransigente, e agora ilegalmente pela empresa, em confronto direto à Justiça e à dignidade dos trabalhadores e seus familiares que dependem dos salários para sua sobrevivência.



Hoje: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo está contando com você!

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo precisa do seu apoio na petição «Associação Brasileira de Imprensa (ABI): Eu apoio a greve nos jornais da RAC (Campinas/SP) em defesa do direito aos salários!». Junte-se agora a Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo e mais 670 apoiadores.