Queremos a curva de volta!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

QUEREMOS ELA DE VOLTA!

Em julho de 2013, o Movimento Urbanista +maisJF, começou uma campanha pela re-implantação da praça da Curva do Lacet, como disposto pela Lei Municipal 11235/2006, Artigo 2º:

“Art. 2º No local do campo transferido, fica autorizada a implantação, pelo Poder Executivo Municipal, de praça pública, urbanizada, arborizada e com local para realização de eventos públicos, para a prática de atividades físicas, de lazer infantil e dotada de quadra poliesportiva, compatibilizando-a com a ampliação do sistema viário local.”

Com a remoção do campinho de futebol em 2008, por esta lei, ficou estabelecido que o lugar deveria receber um projeto para tornar-se uma praça. Passados oito anos, pouco foi feito. Em 2013, o vereador Jucélio e sua assessoria, atentos às publicações da página do +maisJF, abraçaram a ideia de se reivindicar o cumprimento da lei e, em 2014, conseguiram duas emendas no valor total de R$500 mil para a construção da praça.

A princípio, foi apresentado um projeto feito pela Empav, em uma audiência pública na Câmara Municipal. Este projeto foi questionado pela comunidade por não atender às suas demandas.  Assim, foi criada uma comissão técnica composta pela comunidade, prefeitura, vereadores, Rede Fora do Eixo, Najup e pelo +maisJF.

Na primeira reunião, os presentes encaminharam a feitura de um projeto mais participativo. Assim, ficou estabelecido que a demanda seria elucidada através de formulários respondidos pelas comunidades do Dom Bosco, Cascatinha e Teixeiras.

Desta forma, o +maisJF seria responsável por computar estes dados e transformá-los em um projeto alternativo para o espaço. O projeto foi apresentado aos representantes das comunidades, que fizeram comentários e sugestões. Em seguida, feitas as devidas alterações, o projeto foi apresentado, na Câmara Municipal, para todos os membros da comissão sobre a Curva.  https://issuu.com/gabrielademorais/docs/curvadolacet_estudopreliminar

O projeto sofreu alterações após inúmeras reuniões com a Secretaria de Governo, Empav, Secretaria de Esportes e representantes da Câmara Municipal, reduzindo pouco a pouco os equipamentos para caber nas exigências da Caixa e no orçamento. Em julho de 2015, foi encaminhado para a análise da Caixa Ecônomica Federal, responsável pela liberação das emendas.

Em dezembro deste mesmo ano, em uma reunião com a Prefeitura, recebemos a informação de que a Caixa só iria autorizar o projeto caso fossem realizadas intervenções viárias que garantissem a segurança dos pedestres na região da Curva. Assim temos um prazo exíguo para não perder este convênio com a Caixa da primeira emenda no valor de R$250mil.

Sabemos que a intervenção é necessária para esta região, pois diariamente pedestres se arriscam no intuito de acessar os serviços do entorno ao Lacet. Este não é um problema que surgiria com a praça, mas é um problema que já afeta os cidadãos que transitam neste local. Essa situação é antiga e a gestão municipal deve sanar independentemente de haver ou não um projeto de praça. Um problema que, solucionado, apenas facilitaria a apropriação deste espaço pelos cidadãos.

Desta forma, esperando que a intenção do poder executivo seja realmente a apropriação dos espaços públicos pela população, tornando-os seguros e úteis à vida social; e esperando que a Lei Municipal 11235/2006 seja cumprida, nós do Movimento Popular Urbanista +maisJF continuaremos na luta pela instalação desta praça junto à comunidade e seus anseios, buscando sempre o direito de todos à cidade.

QUEREMOS A CURVA DE VOLTA!

Vamos lutar para que esta região receba o mais rápido possível estas intervenções viárias necessárias para segurança do pedestre, e consequentemente, poder viabilizar o projeto desta praça, que teoricamente está garantida por lei. Desta forma, dê seu apoio compartilhando essa mensagem e convidando os amigos a assinarem essa petição! Vamos juntos construir uma cidade melhor!

Assinam:

+maisJF

Núcleo de Assessoria Jurídica Popular Gabriel Pimenta

_______________________________________________________________________________

Links:

Notícias:

Ocupações:

Vídeos:

Hoje: +maisJF_ está contando com você!

+maisJF_ Movimento popular urbanista precisa do seu apoio na petição «Assine pela praça do Lacet!». Junte-se agora a +maisJF_ e mais 1.939 apoiadores.