Apoie a Lei que garante a presença das Doulas nas maternidades em Bauru #LeiDaDoulaBauru

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 15.000!

Nós, mulheres, mães, pais, gestantes, doulas, profissionais da saúde e demais apoiadores da sociedade civil, manifestamos nosso apoio, assinando e compartilhando esta petição pública para sensibilizar os vereadores ao Projeto de Lei da Doula e garantir que as mulheres atendidas nos hospitais e maternidades de Bauru tenham direito de contar ao apoio de uma Doula, de sua livre escolha, além do acompanhante, no pré parto, parto e pós parto.

A palavra "doula" vem do grego "mulher que serve". Atualmente, aplica-se à ocupação de mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto. Na assistência ao parto, cada profissional tem sua função e foco específico. Sabe-se que o ambiente impessoal do hospital tende a aumentar a tensão, a ansiedade e o medo na parturiente. Ela precisa de alguém que tenha tempo e preparo para estar individualmente com ela. Caso contrário, as complicações obstétricas podem ocorrer, gerando maior necessidade de intervenções.

Por pesquisas, sabe-se que a presença das doulas pode
- diminuir em 50% as taxas de cesárea;
- reduzir 25% a duração do trabalho de parto;
- diminuir em 60% os pedidos de anestesia;
- reduzir em 30% no uso de analgesia peridural;
- diminuir em 40% o uso de fórceps;
- aumentar o sucesso da amamentação;
- possibilitar interação satisfatória entre mãe e bebê;
- reduzir os estados de ansiedade e baixa autoestima da mãe;
- reduzir a probabilidade de quadros de depressão pós-parto.

Considerando as evidências científicas e as recomendações da OMS e do Ministério da Saúde, faz-se necessário e urgente a autorização da presença das doulas na maternidade e hospitais em nossa cidade. #LeiDaDoulaBauru

Hoje: Doulas de Bauru está contando com você!

Doulas de Bauru precisa do seu apoio na petição «Apoie a lei que garante a presença das doulas nas maternidades em Bauru #LeiDaDoulaBauru». Junte-se agora a Doulas de Bauru e mais 11.646 apoiadores.