NOTA CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DA CHAPA 2 (MUNICIPAIS CAMPINAS -SP) E DO MST

NOTA CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DA CHAPA 2 (MUNICIPAIS CAMPINAS -SP) E DO MST
*�NOTA CONTRA A CRIMINALIZAÇÃO DA CHAPA 2 (MUNICIPAIS CAMPINAS-SP) E DO MST�*
Em setembro deste ano a Chapa 2, das Oposições Unificadas, concorreu às eleições do Sindicato dos Trabalhadores do Servico Público Municipal de Campinas (STMC). Foram dias de muita luta e trabalho coletivo, construída com o esforço de muitos apoiadores, companheiros e camaradas, movimentos sociais, sindicais e partidos. Entre deles, trabalhadores e trabalhadoras do MST.
Terminada as eleições, a coordenação da Chapa 2 foi surpreendida com uma intimação judicial, lavrada por membro da Chapa 1, que solicita a instalação de um inquérito policial contra os companheiros pelo crime de constrangimento ilegal; grave ameaça; incitação ao crime; apologia ao crime; e associação criminosa. A justificativa? A presença do MST, que no documento são acusados de serem uma organização criminosa e terrorista.
Todos sabiam que a Chapa 1 (CTB e atual direção do STMC) era a chapa do patrão. Mas esse tipo de acusação demonstra o quanto a atual direção do STMC compartilha também toda a podridão e violência do pensamento da classe dominante: o STMC assume sem problemas a narrativa reacionária de criminalização dos movimentos sociais, que não se diferencia em nada do discurso bolsonarista em seus aspectos mais nocivos.
Onde está o STMC na defesa do Camprev, luta de maior importância para vida dos trabalhadores que deveria representar?
O STMC prefere falar firme contra os trabalhadores, contra os movimentos sociais, chamando de criminosos trabalhadores e suas famílias, que dão suor e sangue pela luta da nossa classe.
Dentro do meio sindical esse tipo de atitude digna da direita mais baixa e podre deve ser repreendida com vigor!
Com que coragem a atual diretoria do STMC e a CTB poderão reivindicar seu papel de defensores dos direitos dos trabalhadores, se criminalizam e judicializam ações contra outros movimentos de trabalhadores?
Essa covardia deve ser exposta, e exigimos da atual diretoria do STMC e da CTB a retirada imediata das acusações e retratação pública. Não podemos aceitar que um sindicato que deveria ser instrumento de defesa e ação dos trabalhadores compartilhe do discurso do mesmo governo reacinário e assassino de Bolsonaro, governo que opera a destruição da dignidade do nosso povo.
Convocamos todos os lutadores, movimentos sociais, centrais sindicais, sindicatos, partidos políticos a assinarem nossa nota. Acesse o link:
Sindicato é pra lutar e não pra criminalizar os que lutam!
Campinas, novembro de 2021.
*Chapa 2 - Oposições Unificadas*