Petition Closed
Petitioning A Prefeitura Municipal do Natal
This petition will be delivered to:
A Prefeitura Municipal do Natal

Pela criação de um posto fixo de esterilização de cães e gatos em Natal-RN.

Supporters

O grupo Amigos do Pelo convoca a todos os amantes, protetores, ativistas pelos direitos dos cidadãos e animais, defensores da vida e da liberdade, a fazerem parte desse abaixo-assinado, a ser encaminhado para Prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves.

Solicitamos a implantação o quanto antes pelo Poder Público, de um posto fixo de esterilização de cães e gatos em Natal para conter a superpopulação, evitando o abandono e maus-tratos, além de restabelecer o equilíbrio ecológico na nossa cidade.

Justificativas:

1) Todos os anos, milhares de cães e gatos de todas as idades e raças sofrem com o abandono e acabam morrendo nas ruas de nossa cidade. Estes números altos são o resultado de ninhadas não planejadas que poderiam ter sido evitadas por castração ou esterilização. Nas ruas os animais encontram o sofrimento, a fome, as doenças, venenos, maus tratos, atropelamentos, entre outras.

2) O gato apresenta vários ciclos reprodutivos ao longo do ano e se reproduzem em progressão geométrica. Uma gata com vida reprodutiva pode deixar até 2.000 descendentes em 6 anos, não existindo, obviamente, condições de sobrevida para todos eles. Em função disso, Natal apresenta hoje uma superpopulação de felinos, que são abandonados em áreas como a UFRN, Parque da Cidade e Av. Engenheiro Roberto Freire, entre outras.

3) Para manter o equilíbrio populacional e conter as zoonoses (doenças transmissíveis entre animais e o homem). É necessário resolver o problema nesses pontos de abandono.

4) Para manter o equilíbrio do ecossistema. Animais de rua danificam a fauna local em busca de alimentação.

5) A castração é o único meio ético e eficiente para controlar o problema dos animais abandonados na cidade e o efetivo controle de zoonoses. Por isso, a necessidade urgente de um posto fixo de castração implantado pelo poder público.

6) Apesar de a castração ter um custo-benefício bem vantajoso, infelizmente a população de classe mais baixa não tem recursos para isso.

7) Em cidades como São Paulo e Florianópolis, por exemplo, a esterilização de animais pela secretaria Municipal de Saúde é um sucesso.

8) Economia: todo o investimento feito para esterilização hoje, será uma economia ao erário amanhã.

Letter to
A Prefeitura Municipal do Natal
Pela criação de um posto fixo de esterilização de cães e gatos em Natal-RN.