ÍNDIOS HUNI KUI DO ACRE PEDEM SOCORRO!

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 150.000!

A comunidade indígena Huwã Karu Yuxibu trabalha há dois anos em seu sistema agroflorestal, com roçados baseados na cultura alimentar de seu povo, os Huni Kuî. Em seu espaço de convivência, morada e trabalho, sonham com a soberania alimentar, qualidade de vida e fortalecimento da cultura e sua identidade indígena.

Porém, de uns dias para cá, eles vem sofrendo ameaças de invasão, calunias e preconceitos. No dia 23/08/2017, nas primeiras horas da manhã, granjeiros invadiram e destruiram o espaço com argumentação de reintegração de posse, lembrando que a comunidade vem sendo atacada nos últimos dois anos, seja por ameaças, ataques, ou incêndios criminosos na área.

A comunidade está sendo violada em todos os sentidos e direitos. Neste momento, de violação dos direitos humanos, pedimos ajuda de todos, para que possamos reaver os direitos dos nossos irmãos indios e a dignidade deles seja preservada, havendo de uma vez por toda a concessão legal do Parque Ecológico ao Centro Huwã Karu Yuxibu.

A situação é extremamente delicada. O granjeiro colocou no dia 23/08 pela manhã cerca de 20 capatazes para cercar e destruir parte das plantações da comunidade, impedido o acesso ao igarapé, ao Centro de convivência e parte do Centro das mulheres e o que sobrou do roçado.

Sem amparo algum de brigada florestal, a comunidade Huwã Karu Yuxibu, situada no km 02 da rodovia estadual AC 475 no município Plácido de Castro, vem combatendo incêndios e reflorestando. Os mesmos vem atuando em parceria com a PROEX/Ufac e Viveiro da Floresta.

Assim já foram introduzidas mais de mil mudas de árvores, recuperando uma área antes degradada, cheia de sapé e alvo para uma série de ilícitos (ocultação de furtos e entorpecentes, violência sexual, uso de drogas, etc). A comunidade está ressignificando o espaço com a diversidade cultural do povo Huni Kuî, antes abandonado pelas gestões municipais!

Por favor nos ajude!

Hoje: Raphael está contando com você!

Raphael Hoffman precisa do seu apoio na petição «ÍNDIOS HUNI KUI DO ACRE PEDEM SOCORRO!». Junte-se agora a Raphael e mais 76.262 apoiadores.