Pela adoção de embalagens padronizadas de cigarro! Crianças e jovens correm risco
Pela adoção de embalagens padronizadas de cigarro! Crianças e jovens correm risco
A importância deste abaixo-assinado

A adoção de embalagens padronizadas é uma medida muito eficaz para evitar a iniciação de jovens e crianças ao tabagismo e reduzir o consumo de cigarros porque elimina uma das formas de marketing mais utilizadas pela indústria do tabaco: o design de embalagens com cores, formas e elementos publicitários pensados para atrair novos consumidores.
Nove em cada dez fumantes começam a fumar antes dos 19 anos, o que faz do tabagismo uma doença pediátrica. A idade média de iniciação ao tabagismo no país é de 16 anos. Não é à toa que a indústria do tabaco mira suas ações de marketing em jovens e crianças.
Como a legislação atual proíbe a propaganda comercial de produtos de tabaco, mas permite a exposição nos locais de venda, as embalagens se tornaram um importante canal de comunicação com o consumidor e público em geral.
Elas também são colocadas estrategicamente ao lado de chocolates e balas, produtos que são do interesse de crianças e jovens, o que reforça o apelo a esse público. As embalagens padronizadas são uma maneira de evitar esse apelo.
Essa medida já foi adotada com muito sucesso em países como a Austrália e a França. Recentemente, o Uruguai foi o primeiro país das Américas a aprovar as embalagens padronizadas, que devem ser implementadas em breve no país.
O Projeto de Lei do Senado (PLS) 769/15, de autoria de José Serra, estabelece várias medidas essenciais para o controle do tabagismo no Brasil. Dentre elas, destaca-se a adoção das embalagens padronizadas de cigarro.
Precisamos pressionar para que os senadores votem a favor deste projeto e pela saúde da população ao aprovar esta importante medida de prevenção ao fumo.
Apoie esta causa. Assine e compartilhe a petição!
#EmbalagemPadronizadaJá
Saiba mais aqui: http://actbr.org.br/embalagempadronizada
ACT Promoção da Saúde
Tomadores de decisão
- Senadora Simone TebetComissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado
- Senador Humberto CostaComissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado
- Senador Jorginho MelloComissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado
- Senador Eduardo BragaComissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado
- Senador Mecias de JesusComissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado