AJUDA AOS ANIMAIS DE RUA DO MUNICÍPIO DE BARRA MANSA-RJ

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

Assim como para as pessoas já existe o SUS, queremos a criação de um hospital público para animais e outras providências, em Barra Mansa Estado do Rio de janeiro.

Solicitamos, pois, a implementação de:

(1) programa permanente de controle de zoonoses, por meio da castração (esterilização) cirúrgica de cães e gatos abandonados nas vias públicas e daqueles que pertencem à população carente, na forma do art. 1º, da lei federal nº 13.426, de 30 de março de 2017;

(2) imediato recolhimento, abrigo e tratamento de cães e gatos doentes e/ ou abandonados nas vias públicas e/ou da população de baixa renda, conforme prescreve o Código de Trânsito e a Portaria nº 1.138/2014 do Ministério da Saúde;

(3) aquisição contínua e regular de remédios básicos e ração para felinos e caninos abrigados temporariamente;

(4) promoção de campanhas de adoção responsável e educativas de noções de ética sobre a posse responsável de animais domésticos

(5) Cessão de espaço e  construção de um canil municipal com colaboração de funcionamento das ONG´s e OSCIP locais, para de fato resolver o problema dos animais abandonados.

Os animais terão a possibilidade de realizar raio-x em tempo real, ultrassom, além de exames que detectem, por exemplo, gravidez e a presença do FIV, vírus que compromete o sistema imunológico dos gatos, responsável pela AIDS felina.

Solicitamos também áreas de internação para animais portadores de doenças contagiosas e áreas amplas para animais em reabilitação, permitindo o atendimento de fisioterapia para os que precisarem, alimentação e alojamentos confortáveis.

O hospital deve ser gerido pelo poder público, e todos os servidores devem ser treinados e capacitados para tratar todos os animais em situação de vulnerabilidade de imediato. Queremos também que seja proibida a prática de eutanásia quando houver qualquer possibilidade de tratamento ou reabilitação.

Os objetivos pretendidos só poderão ser alcançados pela interação da ação governamental de diversas secretarias e da coletividade. Além da necessidade de programas permanentes visando o controle populacional, faz-se necessária a implantação de medidas de coibição a maus tratos através de ações educativas visando mudanças de valores e atitudes, de conscientização da população para uma convivência harmoniosa com os animais.

Sem essas ações o que se constata no dia-a-dia são animais expostos a práticas cruéis como envenenamentos, atropelamentos, torturas, mutilações devido à falta de compreensão das pessoas de que os animais que se encontram abandonados, são vítimas da insensibilidade humana e da falta de atenção dos órgãos públicos às suas necessárias condições de vida.

A dor que sentimos também atinge os animais: abandono, maus tratos, acidentes, fraturas expostas, doenças... Eles passam por tudo isso e muitas vezes, não tem quem cuide deles. Chega de omissão, vamos salvar esses seres vivos!

Hoje: Celma está contando com você!

Celma Andrade precisa do seu apoio na petição «RODRIGO DRABLE PREF. MUNICIPAL E MARCELO BORGES DA SILVA PRES. CAMARA DE BARRA MANSA-RJ : AJUDA AOS ANIMAIS DE RUA DO MUNICÍPIO DE BARRA MANSA-RJ». Junte-se agora a Celma e mais 625 apoiadores.