Vitória confirmada

Pela demissão do Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez

Este abaixo-assinado foi vitorioso com 43.518 apoiadores!


Já se foram três meses à frente do MEC. Após todo este tempo, o Ministro Ricardo Vélez Rodriguez ainda não apresentou nenhum projeto ou medida consistente para enfrentar os urgentes e gravíssimos problemas da educação brasileira. Ao invés disso, assistimos a um vai e vem de nomeações e demissões, barbeiragens e uma alta ideologização na pasta.

Na última quarta-feira (27 de março), em audiência na câmara dos deputados, isso ficou mais evidente. Questionado pela deputada Tabata Amaral e pelo Deputado Felipe Rigoni, ele não foi capaz de apresentar dados, iniciativas concretas ou metas para as prioridades educacionais (veja aqui as considerações dos deputados do Movimento ao Ministro da Educação). Nossas crianças e jovens não podem esperar nem um dia a mais. Por isso, o Movimento Acredito apresente esse abaixo assinado, à sociedade, pela demissão do ministro da educação.

Relembramos 5 acontecimentos que mostram a falta de rumo do MEC:

  1. O ministério publicou versão de edital para compra de livros que permite obras sem referências bibliográficas, tirando agenda de não violência contra grupos historicamente mais prejudicados.
  2. Foi criada comissão para supervisionar o ENEM, numa interferência nunca antes feita desde a redemocratização.
  3. O ministro enviou carta a escolas pedindo para diretores lerem slogan da campanha presidencial e filmarem alunos.
  4. Foi publicada portaria suspendendo avaliação da alfabetização deste ano, jogando-a para 2021.
  5. Com a interferência direta do “filósofo” Olavo de Carvalho, o MEC fez uma série de nomeações e exonerações, tirando profissionais técnicos para dar lugar a figuras mais ideológicas.

O ministro voltou atrás em várias dessas medidas. E esse vai e vem mostra o mais grave disso tudo: a paralisia do MEC. Por causa de disputas de poder, livros didáticos estão sendo entregues com atraso às escolas por conta da demora na assinatura dos contratos; iniciativas como o Mais Alfabetização, Escola do Adolescente e a implementação da Base Curricular, que são de extrema relevância para a educação básica, estão completamente inativas.

Não podemos permitir que o futuro dos brasileiros esteja estagnado por conta da incapacidade de um Ministro. Por isso, o Movimento Acredito pede que a sociedade assine o abaixo-assinado pela exoneração do Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, e pela nomeação de um Ministro qualificado, com perfil técnico, com capacidade de diálogo e capaz de enfrentar os reais problemas da nossa educação.

Para que o Movimento Acredito possa continuar fazendo abaixo-assinados como esse, clique aqui e faça uma doação. 



Hoje: Giovane Vaz, do está contando com você!

Giovane Vaz, do Movimento Acredito precisa do seu apoio na petição «Presidente da República: Pela exoneração do Ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez». Junte-se agora a Giovane Vaz, do e mais 43.517 apoiadores.