Retomada do projeto cultural "Show da Praça"

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 500!

Em 13 de outubro de 1987 deu-se início um projeto que iria revolucionar o movimento cultural da nossa Fortaleza. Um projeto que veio para descobrir novos talentos e que, ao mesmo tempo, se tornou uma espécie de sala de aula, de laboratório, para ajudar pessoas que tinham talento, mas que não se expunham por timidez ou mesmo por medo de enfrentar o público. Surgia o Show da Praça que, através do show de calouros dava a oportunidade de aparição de novos talentos. Mesmo errando, desafinando um pouco, valia a pena subir no palco do Show da Praça, pois ali era o lugar de revelação e crescimento dos artistas do humor,  da dança e da música; estes últimos sempre acompanhados pelas consagradas bandas de baile no nosso estado: Passport, Os Jovens, Os Bárbaros,  Status e Banda Maradona.

E, assim, muitos conseguiram trilhar carreiras de sucesso, sendo reconhecidos no Ceará, no Brasil e no Mundo.

Começamos com o nome de “O artista na Praça”, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado e também do Sistema Verdes Mares, através do seu Caminhão da Verdinha. Depois de alguns anos, passamos a ter o apoio da Fundação Cultural de Fortaleza (FUNCET), que ficou até a última edição, em 1999.

Durante doze anos ininterruptos tivemos três palcos: Praça José de Alencar, Praça do Ferreira e Pólo de Lazer da Sargento Hermínio. O público de Fortaleza já tinha lugar certo para ir às segundas-feiras antes de retornar para casa após uma jornada de trabalho.

Cedo da noite as pessoas iam chegando e lotando a praça, esperando o Show da Praça começar. Vinham de diversos bairros da Capital e até da Região Metropolitana. Um público notável, que não perdia uma edição, formado principalmente por comerciários, bancários, donas de casa, aposentados e estudantes.

No Show da Praça tinha na sua composição muitas atrações: humor,  calouros, cantores novos que chegavam com as suas fitas cassetes,  cantores que estavam no auge do sucesso, bandas de bailes e de forró.

Muitos artistas que hoje estão no mundo do sucesso começaram exatamente no Show da Praça, entre eles: Waldonys, Diassis  Martins, Karla Karenina, Tiririca, Kátia Cilene, Vicente Nery, Aurineide Camurupim,  Carlos Rilmar,  Banda os Brasas do Forró, Dedim Gouveia, Froxilda Fofolete(Cleber Fernandes), Wellington Muniz (O Ceará), David Valente e Jucy Kero. Nomes famosos da época que passaram pelo Show da Praça foram: Waldick Soriano, Frank Aguiar, a dupla João Paulo e Daniel, Banda Mastruz com Leite, Banda Mel com Terra, Banda Forró Maior, Nonato do Cavaquinho, Eliane,  José Orlando, Lindomar Castilho, Mardônio, Pim, Pinduca, Messias Holanda, Genival Santos, Altemar Dutra Junior, Banda Carrapicho de Manaus e muitos outros.

Por tudo isso apresentado, estamos solicitando à Prefeitura Municipal de Fortaleza, e aos demais órgãos que se interessarem para o retorno desse projeto e com a certeza que se dará continuidade para que os talentos escondidos apareçam e se torne mais uma estrela a brilhar nesse cenário artístico da nossa Fortaleza e do nosso Ceará.

Precisamos do apoio de toda a população para reivindicarmos o nosso direito de voltar com o Show da Praça, ao menos uma vez por mês, no Pólo de Lazer da Sargento Hermínio, no Bairro Ellery, portanto, precisamos da sua assinatura e que com certeza contribuirá para o retorno mais rápido possível desse projeto, que incentiva a aparição de novos talentos e abre espaço para os veteranos com poucas oportunidades de visibilidade.

Hoje: Luan está contando com você!

Luan Bessa precisa do seu apoio na petição «Prefeitura : Retomada do projeto cultural "Show da Praça"». Junte-se agora a Luan e mais 351 apoiadores.