Passe Livre Universitário Cabo Frio

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!

Os alunos do nível superior do Instituto Federal Fluminense Campus Cabo Frio vêm, por meio desta, solicitar o apoio da Prefeitura de Cabo Frio na reivindicação do direito à gratuidade nas passagens de ônibus intermunicipais.
Esse direito tem previsão em lei, que aguarda regulamentação pelo Governo do Rio de Janeiro.

Ressalte-se que o alto custo das passagens e a necessidade de se utilizar de mais de uma condução para chegar ao IFF, dificulta a vida dos universitários e, até mesmo, os desestimula a permanecer na Instituição, considerando o estado de hipossuficiência financeira da maioria deles.
Destaque-se, também, que o IFF é a única instituição pública federal de ensino superior na Região dos Lagos, não sendo necessário, portanto, descrever sobre sua importância.

Temos conhecimento de que a Prefeitura de Cabo Frio firmou um acordo com o Estado do RJ para implementação do IFF e comprometeu-se a viabilizar o acesso dos alunos ao respectivo Campus, já que este encontra-se em local de difícil acesso. No entanto, o ensino superior dessa referida Unidade, na qual há mais de 200 (duzentos) universitários, infelizmente, tem sido desconsiderado e ignorado pelas autoridades competentes.

Assim, por acreditarmos na educação como fator transformador, em nome dos graduandos, solicitamos o seu apoio direto para elaboração de um plano de ação eficaz, mesmo que temporário, até que o governo estadual cumpra a sua obrigação prevista em lei, a fim de possibilitar que os universitários do IFF obtenham gratuidade no transporte público deste município.
Na expectativa de termos nosso pleito atendido, encaminhamos este documento, primeiramente, assinado por todos os acadêmicos interessados e, ainda, por todos aqueles que se sensibilizaram com esta justa causa de pedir.