Contra a desapropriação do Casarão Julia Ferraz em Atibaia, SP

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!

Patrimônio histórico com mais de 240 anos e espaço cultural aberto para a população desde 1975, o Casarão Julia Ferraz corre o risco de fechar suas portas a qualquer momento.

A Prefeitura da Estância de Atibaia quer desapropriar o Casarão. Uma medida desnecessária, já que a associação AsPAS, responsável pela gestão do espaço, obteve a aprovação do projeto arquitetônico junto ao CONDEPHAAT e foi selecionada pelo edital do Fundo de Interesses Difusos para realizar a estabilização do prédio.

A desapropriação é um mecanismo unilateral do poder público que pode colocar o Casarão em risco maior: o de ficar fechado durante anos, em obras intermináveis. A Prefeitura possui diversos equipamentos culturais que necessitam de obras e investimento público, como o Museu Municipal, o Centro de Convenções, a Casa Jandyra Massoni e o Cine Itá (desapropriado pela Prefeitura em 2006, ainda em reforma e fechado para atividade cultural há mais de dez anos).

Por isso, pedimos aqui o seu apoio e o de todos que amam Atibaia e o Casarão para pedir ao prefeito Saulo Pedroso que não desaproprie o Casarão Julia Ferraz.

Sobre o Casarão Julia Ferraz
O Casarão Julia Ferraz, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século 19. Foi tombado em 1975 pelo patrimônio histórico do estado de São Paulo (CONDEPHAAT) a pedido dos próprios proprietários para evitar que fosse demolido pela Prefeitura de Atibaia. A partir do tombamento, o prédio se transformou em ponto turístico da cidade, com exposições e venda de trabalhos de artesãos e artistas de toda a região. O espaço promove gratuitamente espetáculos de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia e artesanato, palestras e visitas monitoradas. Foi certificado como Ponto de Cultura federal e teve seu trabalho premiado pelo Ponto de Cultura estadual.

Sobre a AsPAS (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz)
Desde sua criação em 2012, as AsPAS desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e de promoção e divulgação do trabalho de artistas de Atibaia e região. Conseguiu fundos para a realização do projeto de estabilização por meio de crowdfunding, obteve a aprovação do referido projeto pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Arquitetônico do Estado de São Paulo), conseguiu a aprovação do projeto no PROAC-ICMS e foi selecionada pelo edital do FID - Fundo dos Interesses Difusos para realizar a estabilização estrutural do Casarão Julia Ferraz.

Facebook: https://www.facebook.com/casaraojuliaferraz/
Instagram: https://www.instagram.com/casaraojuliaferraz