Nizan, por favor use seu talento para apoiar a agroecologia

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 1.000!

Caro Nizan,

Somos agricultores, agrofloresteiros, hortelões, ambientalistas, mães, pais e cidadãos ocupados e preocupados com a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Soubemos outro dia que você foi contratado para promover o agronegócio. Temos uma proposta de trabalho muito melhor. Que tal dedicar seu tempo e seu talento para incentivar um tipo de agricultura que restaura florestas, ressuscita nascentes, produz alimentos sem veneno, protege a biodiversidade, valoriza nossas tradições e oferece trabalho digno para muitas pessoas?

Não sei se você sabe, mas a pecuária e os latifúndios de monocultura causam desmatamento e desertificação, envenenam os rios e aquíferos com agrotóxicos*, exploram trabalhadores, ameaçam indígenas, quilombolas e agricultores familiares. Nenhum superávit de balança comercial compensa as externalidades negativas desse tipo de agricultura que, aliás, já recebe muito subsídio e perdão de dívidas por parte do Estado.

Para piorar, o lucro proveniente do gado, do eucalipto, da cana, da soja e do milho transgênicos vai para o bolso de poucos. E os prejuízos, na forma de devastação e doenças, são pagos por toda a sociedade e pela natureza.

Nós não temos nenhum centavo para pagar pelo seu trabalho. Mas as riquezas que podemos oferecer valem muito mais do que dinheiro: agroflorestas, água pura, comida limpa, justiça social, famílias camponesas e comunidades empoderadas.

Então pedimos que diga não aos latifundiários e venha conversar com a gente sobre como tornar esse país a nação mais ecológica do mundo.

Um grande abraço!

(Nizan, dá uma olhada nesse estudo recente da ONU: aqui https://www.ecodebate.com.br/2018/06/25/relatorio-da-fao-alerta-para-contaminacao-da-agua-por-praticas-agricolas-insustentaveis-no-mundo/  e aqui http://www.fao.org/news/story/es/item/1141818/icode/ )

Hoje: Agroecologistas do Brasil está contando com você!

Agroecologistas do Brasil precisa do seu apoio na petição «Nizan Guanaes: Nizan, por favor use seu talento para apoiar a agroecologia». Junte-se agora a Agroecologistas do Brasil e mais 499 apoiadores.