Contra a liminar de despejo de famílias produtoras do café Guaií, em MG

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 100!

Nesta quarta-feira 7 de novembro de 2018, uma liminar de despejo, que propõe retirar 450 famílias sem-terra do acampamento Quilombo Campo Grande, no Sul de Minas Gerais, foi aprovada pelo juiz Walter Zwicker Esbaille Júnior. Os agricultores estão acampados há duas décadas no município de Campo do Meio-MG, e o terreno ocupado gera trabalho e renda para cerca de 2 mil pessoas.

Se a decisão for confirmada, após esgotamento dos recursos, as famílias têm sete dias para deixar o local.

Segundo levantamento do MST, neste ano, o acampamento Quilombo Campo Grande conta com 40 hectares de horta, 60 mil árvores nativas e 60 mil árvores frutíferas, além da produção de oito toneladas de mel. A safra anual de café chegou a 510 toneladas. As famílias produzem sem o uso de agrotóxicos.

"Vai ser a maior tragédia do Brasil se for despejado um acampamento de mais de 20 anos, que foi ocupado em 18 de março de 1998, e em todo esse tempo não houve o assentamento", analisa Sebastião Melia Marques, da direção regional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) pelo sul de Minas Gerais.

As famílias vivem na área da usina falida Ariadnópolis, da Companhia Agropecuária Irmãos Azevedo (CAPIA), que encerrou suas atividades em 1996, embora ainda possua dívidas trabalhistas que ultrapassam R$ 300 milhões.

"Nós temos hoje uma cooperativa, a marca Café Guaií, que é conhecido em todo o país e fora do Brasil. Então nós temos como apresentar nossa produção e todas as nossas áreas plantadas de café e de outras variedades de alimentos", ressalta Débora Vieira Borges, dirigente estadual do MST pelo sul mineiro.

Hoje: Camila está contando com você!

Camila Póvoa precisa do seu apoio na petição «juiz Walter Zwicker Esbaille Júnior: Contra a liminar de despejo de famílias produtoras do café Guaií, em MG». Junte-se agora a Camila e mais 75 apoiadores.