Pelo Fim das charretes e da exploração e maus tratos de cavalos em Pomerode

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 2.500!


Solicitamos ao Exmo Sr. Prefeito Ércio Kriek e Vereadores da Câmara Municipal de Pomerode, que cumpram a lei proibindo os maus tratos acometidos na exploração animais no uso de charretes e carroças em sua tração. Tendo em vista que a lei vigente de Proteção aos Animais, que combate maus tratos, não é respeitada quando não oferece os devidos cuidados para com esses animais, tais como tempo de esforço, horários para alimentação, tratamento veterinário periódico, horários e locais adequado para intervalos de descanso e carga máxima permitida para que não haja esforço excessivo e aposentadoria por idade. Visível á todos que  devido a pavimentação antiga (com pedras irregulares), exige muito mais esforço do animal, colocando sua saúde em maior risco e desgaste,principalmente nos dias de chuva aumentando o risco de acidentes. Devemos acabar com o paradigma de que charretes de cavalos é uma questão cultural, quiça turística. Tanta crueldade não pode ser considerada saudável. Nenhum ser vivo merece ser explorado, muito menos expostos a chuva, sol, calor, ao frio, sede, fome e entregues aos parasitas.
Chega desta desculpa cansativa e esfarrapada de que o ser humano precisa explorar para sobreviver. Nem invalidez justificaria termos o direito de maltratar tais indefesos animais, os explorando até a exaustão ou a morte.

O mundo muda, as culturas também mudam. O mundo já aceitou seres humanos como escravos, o que hoje é visto com repúdio. Portanto é lamentável que continuemos fingindo que nada esta errado e justificarmos nisso como "tradicional".

Protetora,Voluntária e Ativista da Causa Animal

Rosália Marçal