Liberdade de pássaros em gaiolas e regularização da comercialização no Brasil

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 5.000!

Manter aves enclausuradas em espaços minúsculos, impedidas de usar suas asas é cruel e desumano. Elas são expostas à uma longa vida de prisão, sem ter cometido nenhum crime. Ninguém trocaria a vida livre de ir e vir, caminhar e aproveitar, por uma vida de confinamento em um quarto fechado, muitas vezes sem outros da mesma espécie. Então por que fazer isso com uma ave?

A realidade das aves encarceradas

Hoje no Brasil, muitas aves são nascidas em criadores irregulares que as mantém trancafiadas em gaiolas, sem alimentação e cuidados, podendo vir a óbito. Quando vendidas para pet shops, também são trancafiadas até que sejam compradas. Porém, aves com mais de 8 semanas de idade não vendem bem e acabam mantidas para reprodução e condenadas a pequenas gaiolas pelo resto de suas vidas. Além disso, ainda existem pessoas que as compram para mantê-las o tempo inteiro ou boa parte dele dentro de gaiolas, sem poder sair.

A vida em cativeiro é frequentemente uma sentença de morte para as aves, que podem sofrer de desnutrição, com a solidão e com a falta de liberdade e estímulos. O estresse do confinamento, faz com que as aves desenvolvam doenças psicológicas como a depressão, por exemplo. Ou seja, são condenadas a uma vida miserável e cheia de sofrimento ou ao óbito precoce.

Por que ajudar?

Na natureza, esses lindos seres nunca estão sozinhos, e se separados, mesmo que por um momento, eles chamam alucinadamente pelos seus companheiros. Orientadas para o bando, as aves voam juntas, são curiosas, adoram brincar, são carinhosas e muitas tem apenas um parceiro por toda a vida. Ajude a salvar a vida desses seres maravilhosos e dóceis, e dar a eles uma vida livre e com respeito. Manter aves em gaiolas é uma violação dos seus direitos de liberdade e dignidade.

Como funciona

Esse abaixo assinado visa coletar ao menos 1% das assinaturas dos eleitores do país para que possa ser enviado à câmara dos deputados como pedido de projeto de Lei de iniciativa popular, que solicita:

·       A proibição do encarceramento de aves (entende-se como aves presas as que são mantidas a maior parte do tempo em gaiolas)

·       Proibição venda de aves em pet shops – quem desejar adquirir aves criadas soltas deverá procura criadouros ou abrigos.

·       Regularização de criadouros de aves – com condições adequadas e sem encarceramento em gaiolas

Se já foi feito, é possível. Na Índia já foi anunciada a proibição de aves em gaiolas. No Reino Unido foi proibida a venda de cães e gatos em pet shops! Nós também podemos! Seja a mudança que você quer no mundo.