Temer não é dono do Brasil.. Muito menos da Amazônia!!! STOP

0 pessoa já assinou. Ajude a chegar a 35.000!

Temer extingue reserva na Amazônia para ampliar exploração mineral.

O presidente Michel Temer extinguiu nesta quarta feira (23), uma área de reserva, na Amazônia, de 46.450km² - Tamanho equivalente ao estado do Espírito Santo-, na divisa entre Pará e Amapá, conhecida como Renca (Reserva Nacional de Cobre e Associados). A Região possuí reservas minerais de ouro, ferro e cobre. O WWF-Brasil já havia feito o alerta. Em maio deste ano, a organização avisou que o governo pretendia liberar essa área para iniciativa privada – que estava proibida para a mineração desde 1984. É mais uma das medidas previstas pelo governo Temer para estimular o desenvolvimento econômico e engordar o PIB brasileiro.

A área conhecida como Renca engloba nove áreas protegidas: o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, as Florestas Estaduais do Paru e do Amapá, a Reserva Biológica de Maicuru, a Estação Ecológica do Jari, a Reserva Extrativista Rio Cajari, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Iratapuru e as Terras Indígenas Waiãpi e Rio Paru d`Este.

Para o diretor executivo do WWF-Brasil, Maurício Voivodic, a liberação da atividade minerária neste local colocará em risco diversas áreas protegidas, podendo causar impactos irreversíveis ao meio ambiente e povos da região. “Além da exploração demográfica, desmatamento, perda da biodiversidade e comprometimento dos recursos hídricos, haverá acirramento dos conflitos fundiários e ameaça a povos indígenas e populações tradicionais”

“O que nos surpreende é a falta de diálogo e de transparência do governo que, por meio de um decreto, abre para mineração uma área que coloca em risco os povos indígenas e unidades de conservação de relevante potencial ecológico bem no coração da Amazônia”, destaca o coordenador de Políticas Públicas do WWF-Brasil, Michel de Souza Santos.

Segundo ele, o Brasil não pode continuar insistindo em abrir suas áreas protegidas em prol de interesses privados. “Há compromissos de clima e biodiversidade que assumimos internacionalmente e salvaguardas socioambientais que devem ser consideradas nestes processos”, defende Santos.

fonte: informações retiradas do site: wwf.org.br

Hoje: Sidnei está contando com você!

Sidnei Sampaio precisa do seu apoio na petição «Bono Vox (Banda U2); : Temer não é dono do Brasil.. Muito menos da Amazônia!!! STOP». Junte-se agora a Sidnei e mais 30.480 apoiadores.